CENTRO CHINÊS DE CIBERSEGURANÇA ACUSA EUA DE HACKING E ROUBO DE SEGREDOS TECNOLÓGICOS
A autoridade chinesa alega que os Estados Unidos realizaram ciberataques e furtaram informações empresariais
Um órgão chinês de cibersegurança acusou os Estados Unidos de conduzir ciberataques e roubar segredos comerciais de um centro de pesquisa e uma empresa de dados, conforme noticiado pelo South China Morning Post. A declaração foi amplamente divulgada pela mídia estatal na última quarta-feira.
De acordo com o Centro Nacional de Resposta Técnica a Emergências de Rede/Coordenação da China, uma entidade não governamental que monitora ameaças cibernéticas, os ataques teriam sido identificados e “lidado com” pela organização. Desde agosto, uma unidade de pesquisa em design de materiais avançados foi alvo de ataques cibernéticos suspeitos de serem conduzidos por agências de inteligência americanas.
A análise realizada pelo centro revelou que os invasores exploraram uma brecha em um sistema de gestão de segurança de documentos eletrônicos para invadir o servidor da empresa. Utilizando um serviço de atualização de software, um vírus Trojan foi enviado para mais de 270 hosts, permitindo o controle desses sistemas e o roubo de segredos comerciais.
Outro incidente mencionado ocorreu em maio de 2023, quando os atacantes exploraram uma vulnerabilidade no software Microsoft Exchange para invadir o servidor de e-mails de uma grande empresa de alta tecnologia especializada em energia inteligente e informação digital. Programas de back-door foram implantados nos servidores da empresa, resultando no roubo de dados de e-mails e no controle de mais de 30 dispositivos para exfiltrar informações comerciais.
Por Brasil 247