CEIA DE ANO-NOVO: QUANTAS CALORIAS SÃO INGERIDAS E COMO QUEIMÁ-LAS
Os exageros alimentares atrapalham quem está buscando a perda de peso. Nutricionista ensina como evitar que a ceia resulte em quilos a mais
Pavê, salpicão, chester, tender, arroz à grega, salada de maionese, bacalhoada e pernil assado são alguns dos alimentos presentes nas ceias de Natal e Ano-Novo. Com tantas opções, fica bem difícil evitar exageros, o que pode ser um problema para quem está no processo de perda de peso.
“Um exagero alimentar pode ultrapassar tranquilamente 2.000 mil calorias, principalmente se houver bebida alcoólica”, alerta a nutricionista Bruna Borges Machado, especialista em comportamento alimentar do Instituto Joffre Rezende, de Goiânia.
Segundo ela, uma hora de caminhada na esteira gasta em torno de 270 kcal e uma hora de corrida entre 500 a 600 kcal. Ou seja, para compensar o aporte calórico da ocasião festiva pode ser necessário até uma semana de exercícios físicos.
Bruna orienta que, para evitar que as festas de fim de ano se transformem em aumento de peso, é necessário ter consciência durante os encontros, bem como voltar à rotina alimentar o mais rápido possível, priorizando verduras, frutas e proteínas.
Confira as dicas para não acumular quilos no período de festas:
1. Hidrate-se
“Consuma bastante água, sucos e chás. É importante que a quantidade de água consumida no dia após o excesso esteja adequada, para que ocorra a diurese, já que os carboidratos e as bebidas alcoólicas ingeridas vão provocar retenção de líquidos”, destaca.
Chás de hibisco, chá verde e de cavalinha são diuréticos e ajudam a desinchar.
2. Se movimente
“Mesmo quem comeu além da conta deve retomar o ritmo de costume para manter o metabolismo acelerado”, afirma Bruna. Caminhadas e passeios de bicicleta são boas opções para manter o corpo em movimento no dia seguinte.
4. Retome a rotina de sono
Dormir bem é importante para o funcionamento do organismo pois, durante o sono, o corpo segue queimando calorias. Após as festas, não há motivos para descuidar do descanso.
3. Encontre o equilíbrio
Bruna acrescenta que uma mudança de comportamento em relação à comida é fundamental para quem está em busca do emagrecimento.
“Sempre é mais difícil reverter um exagero do que praticar o equilíbrio. Muitas vezes a pessoa resolve que pode correr atrás do prejuízo, mas acaba entrando em um comportamento permissivo e vai apenas adicionando quilos”, afirma.
A recomendação da especialista é que cada um busque identificar suas fragilidades em relação à comida para que o controle alimentar não se torne penoso e demasiadamente restritivo.
Por João Vítor Reis- metrópoles