CASTRO INAUGURA TÚNEL EXTRAVASOR E ENTREGA OBRA HISTÓRICA PARA PETRÓPOLIS
O governador Cláudio Castro entregou as obras da reforma estrutural do Túnel Extravasor de Petrópolis, na sexta-feira (11). Com investimento total de aproximadamente R$ 79 milhões pelo Governo do Estado, o projeto recuperou um sistema essencial para o controle das cheias causadas pelas chuvas intensas no município.
O resultado desse aporte já foi sentido pela população. No primeiro fim de semana deste mês, quando os índices pluviométricos ultrapassaram os 300mm, em apenas 24 horas, o Túnel cumpriu seu papel: garantiu a fluidez das águas, operando de forma eficiente em todo o seu percurso — da captação até o ponto de deságue — segundo relatou o governador, com base no monitoramento técnico realizado.
– Tenho muito orgulho de estar entregando obras que mudam a vida das pessoas. A grande prova foi o temporal de sexta e sabado passados, e não somente aqui em Petrópolis, mas em diversos locais. Nós nos preocupamos com as pessoas. Nossa missão é proteger a vida e tudo o que elas construíram ao longo de sua trajetória, isso é ter empatia. Tivemos uma quantidade de chuva acima do esperado no fim de semana e não tivemos problema, a obra é um sucesso – destacou Castro.
O Túnel Extravasor possui quase 3 km de extensão, sendo 1 km de túnel escavado e cerca de 2,5 km de estrutura até o seu deságue, no Rio Piabanha. As obras executadas contemplaram a concretagem do fundo da galeria subterrânea, instalação de comportas na entrada do túnel — na altura da Rua Souza Franco, no Rio Palatino — além do jateamento de concreto nas paredes e teto, aplicação de resina anticorrosiva e manutenção completa da galeria superior.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), Uruan Andrade, enfatizou que essa entrega é uma resposta concreta a uma dor que Petrópolis conhece profundamente.
Prevenção
Além do Extravasor, o Governo do Estado realizou obras de drenagem, contenção de encostas e recuperação de ruas atingidas pelas enchentes de 2022. Na Avenida Washington Luiz, foram reconstruídos os muros de contenção do Rio Quitandinha, nos trechos que sofreram erosão nas margens, além de reparos no pavimento e guarda-corpo entre as ruas Rocha Cardoso e Doutor Nelson Rocha de Sá Earp.
Também foram realizadas obras de contenção de encostas na Avenida Portugal, recuperação da cobertura vegetal do morro e drenagem das ruas. No bairro Castelânea, na Rua Conde D’Eu, foram feitas contenção de encostas, revegetação e recuperação da rede de drenagem.
Nas ruas Teresa, 24 de Maio e Rua Nova, no Centro, a SEIOP também atuou na recuperação. Na Rua Nova, rochas soltas foram removidas e instalada uma barreira dinâmica para evitar deslizamentos.
Na Rua Pedro Ivo, em Cascatinha, foi realizada a recuperação da calçada e de parte da via, que deslizou com o impacto das chuvas, além de contenção e recuperação da encosta e drenagem.