
CASTRO DIZ QUE 90% DOS FUZIS APREENDIDOS NO RJ VIERAM DOS EUA
O governador Cláudio Castro (PL) disse nesta terça-feira (1º) que 90% dos fuzis apreendidos no estado vieram dos Estados Unidos.
“O grande benefício pra eles [bandidos], óbvio, a grande forma que eles têm de fazer é, infelizmente, através do tráfico internacional de armas. O Rio de Janeiro, no ano de 2024, apreendeu 732 fuzis. O governo do Ceará, que tem os piores números do Brasil, apreendeu somente 78. As polícias do Rio de Janeiro apreenderam 15 mil armas no ano passado”, disse.
Castro participou da 15ª edição da LAAD Defence & Security, a principal feira de defesa e segurança da América Latina.
As polícias do Rio de Janeiro apreenderam 732 fuzis entre janeiro e dezembro de 2024, um recorde histórico desde 2007, quando foi iniciada a série histórica do Instituto de Segurança Pública do Rio.
A média é de dois fuzis apreendidos por dia no ano passado, em um aumento de 20% de 2023 a 2024 – de 610 para 732.
Se for contado o número de apreensões desde 2007, o número chega a 6.619.
O governador ressaltou a importância de a indústria compreender sua responsabilidade, enfatizando a necessidade de controlar e monitorar a destinação desses armamentos para evitar que “caiam nas mãos erradas”.
“É muito fundamental que a indústria entenda o seu papel na sociedade. Papel do controle, do monitoramento, de saber de quem está comprando e se preocupar pra onde esses armamentos estão indo. Esses armamentos nas mãos erradas provocam a insegurança que atinge inclusive as nossas próprias famílias”, acrescentou Castro.
A LAAD Defence & Security
O evento, de 1 a 4 de abril, no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais da cadeia produtiva de defesa e segurança, fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas, Forças Policiais e Especiais, assim como executivos da segurança corporativa do Brasil e outros países.
por André Coelho – G1