CASA FIRJAN RECEBE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES E O FUTURO DO RIO DE JANEIRO
A exposição fotográfica “Rio do Futuro” que apresenta visões e soluções criativas para o futuro da cidade, estará disponível na Casa Firjan até o dia 20 de agosto
A mostra “Rio do Futuro” abrirá suas portas, neste domingo (23/07), na Casa Firjan, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. E nesta exposição, os visitantes poderão contemplar as visões de transformações imaginadas e soluções criativas que poderiam moldar o futuro da cidade ao mesmo tempo em que se conectam com a nostalgia do passado-presente. A iniciativa é fruto do Edital de Cultura Firjan SESI 2022.
A exposição conta com a participação de 10 fotógrafos talentosos, sendo eles, Ana Bia Novais, André Arruda, Creuza Gravina, Erica Modesto, Íra Barillo, Julio Andrade, Luian Valadão, Luis Teixeira, Nando Machado e Tiago Petrik. Estes artistas foram cuidadosamente selecionados por meio do edital, que tem como objetivo atender às demandas atuais do setor artístico e impulsionar o desenvolvimento cultural do estado por meio de uma programação diversificada realizada nas unidades da Firjan SESI.
Cada fotógrafo recebeu uma quantia de R$8.000,00 através do edital para desenvolver um projeto autoral e inédito, o qual será integrado à exposição. Para aprimorar suas perspectivas de maneira crítica e sensível, eles participaram da Semana da Fotografia, onde puderam trocar experiências e se aprofundar em conteúdos e temas relevantes. Além disso, os artistas receberam acompanhamento em seus projetos fotográficos durante todo o processo, culminando na mostra, com curadoria realizada por Melissa Alves.
“Em seus ensaios, as lentes registraram panoramas reais, utópicos e distópicos, desvendando a saturação das cores vibrantes da inovação, a dramaticidade do dia em escalas cinzas, as silhuetas e sombras das tradições e contradições em constante reinvenção na cidade e a graça das pessoas que buscam o melhor na linha do horizonte do meio ambiente, apesar dos pesares. Com a fotografia, os artistas nos convidam a ouvir o que o Rio ainda tem a nos dizer através dos ruídos do passado que ecoam em sincronia com os risos e sonhos do amanhã, visto que vivemos num cenário dicotômico dentro da cidade” detalha a curadora da exposição.
Serviços: Exposição “Rio do Futuro”
- Período da Exposição: 23/07 a 20/08
- Visitação: De Terça a Domingo das 9h às 19h
- Entrada Encerra às 18h30
- Entrada Franca
Por Gabrielle Lopes