
CARNAVAL DO RIO DEVE CONTAR COM 8 MILHÕES DE FOLIÕES E MOVIMENTAR R$ 5,5 BILHÕES
A cidade do Rio de Janeiro deve contar com 8 milhões de foliões no carnaval. O dado é da Riotur, empresa de turismo do município e conta com 6 milhões de pessoas que devem participar do carnaval de rua e outros 2 milhões de pessoas que devem circular no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na Intendente Magalhães, no Terreirão do Samba e nos bailes populares.
Os dados levam em consideração a circulação na cidade entre o dia 1 de fevereiro e 9 de março. A movimentação econômica estimada é de R$ 5,5 bilhões ao longo do período.
A Riotur calcula em 50 mil o número de empregos gerados no período na economia do carnaval.
A Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia, na manhã desta sexta-feira (21), o esquema operacional para o carnaval 2025. O anúncio é realizado no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, na região central da cidade.
Desfiles
Só a Sapucaí, deve receber, diariamente, cerca de 120 mil pessoas durante os dias de desfile, que contará com apresentações das escolas da Série Ouro, do Grupo Especial e das escolas mirins.
Ao apresentar os desfiles do Grupo Especial, que serão divididos em 3 dias de apresentação este ano, o presidente da Riotur destacou a realização de rodas de samba no fim de cada dia de evento, que devem acontecer na Praça da Apoteose entre 4h e 6h.
“A novidade é a roda de samba no fim de cada dia de desfiles. Termina e a gente tem depois do arrastão, vai todo mundo para a Praça da Apoteose. Lá, acontecerão rodas de samba tradicionais da cidade. Vai ajudar muito a dividir o público na saída e auxiliar o sistema de transporte”, afirmou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
Marcos Belchior, chefe-executivo do COR, destacou que existe um trabalho conjunto dos órgãos públicos para que os desfiles ocorram sem intercorrências.
“Existe um grande esforço para preparar o trajeto a chegada dos carros alegóricos a esses pontos, é um trabalho desenvolvido pela CET-Rio, Ordem Pública, Comlurb. Podando árvores, desviando fios e semáforos. É um grande esforço na cidade neste momento”, destacou Belchior.
Ao todo, 923 agentes da Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal trabalharão em ações de ordenamento urbano na Sapucaí e na Intendente Magalhães. Entre as atribuições deles estão a fiscalização do estacionamento, do transporte e o ordenamento do trânsito.
Os bailes populares da Avenida Chile e da Cinelândia têm a expectativa de receber 40 mil pessoas. Os mais de 40 bailes espalhados por todo o Rio devem receber 480 mil foliões.
O Terreirão do Samba contará com 10 dias de evento e tem a expectativa de circulação de mais de 10 mil pessoas por dia que devem aproveitar os shows. A programação começa nesta sexta.
COR Móvel
A região do Sambódromo contará com mais de 100 câmeras de segurança para o monitoramento em tempo real. Serão também 24 câmeras internas, em parceria com a Liesa e dois drones serão usados, exclusivamente, para a segurança no perímetro da Marquês de Sapucaí.
Durante os desfiles, 500 operadores estarão no COR. Eles vão reforçar o trabalho dos operadores que estarão em uma versão móvel do Centro de Operações Rio que foi montado dentro das dependências da Sapucaí.
Os desfiles da Intendente Magalhães também contarão com o reforço de 18 câmeras na área de desfile, 35 na região e o uso de um drone para o monitoramento.
Calor
Marcos Belchior destacou que os visitantes que chegam em maior volume ao Rio de Janeiro a partir do fim de semana para o carnaval devem permanecer atentos às recomendações relacionadas aos protocolos de calor.
Na madrugada desta sexta, a cidade saiu do nível de Calor 4 para Calor 3. Segundo ele, os cariocas e visitantes devem permanecer atentos.
“Reduzimos do Calor 4 para o Calor 3, mas isso não quer dizer que está tudo bem. Estava muito quente e agora este bem quente. A gente permanece com as recomendações de beber água, usar roupas leves. Seguimos com perfil climático de muito calor”, disse Belchior.
Além do calor, o chefe-executivo do COR destacou que os visitantes deve estar atentos às informações passadas pelos órgãos públicos por meio do canal de informações do COR no Whatsapp e no aplicativo COR.rio. Os turistas contam com informações em português, inglês e espanhol.
Deslocamento
A principal recomendação segue sendo o uso do transporte público para se deslocar pela cidade, com metrô, trens, barcas e VLT.
Durante o carnaval, os ônibus, BRT, VLT, metrô e trens da Supervia funcionarão durante a madrugada e terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.
Para quem vai sair do Rio no período pré e pós carnavalesco, a recomendação é chegar com antecedência na Rodoviária do Rio e nos aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim.
Limpeza
Mais de mil garis por dia no Sambódromo, no Terreirão e em toda a região.
Serão 1,3 mil contêineres de lixo de 240 litros. Uma das novidades é que alguns deles ficarão instalados no local após a festa, como uma forma de melhorar a coleta na área.
“No sambódromo, no ano passado, a Comlurb coletou cerca de 400 toneladas de lixo e no restante da operação inteira, foram cerca de 900 toneladas”, afirmou o presidente da Comlurb, Jorge Arraes.
por G1