CAPACITAÇÃO EM LIBRAS FORTALECE A INCLUSÃO NA REDE MUNICIPAL DE JAPERI
A formação com duração de nove meses busca proporcionar aos educadores ferramentas para melhorar a inclusão e o acolhimento de alunos surdos no ambiente escolar. A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Japeri junto com a Secretaria de Educação (SEMED).
O curso conta com cerca de 40 profissionais matriculados, incluindo professores das salas de recursos e os que atuam no Centro Multiprofissional de Atendimento Especializado (CMAE). Além disso, serão abertas outras 70 vagas, garantindo que mais educadores tenham acesso ao conhecimento essencial para tornar a educação inclusiva uma realidade.
A aula inaugural foi conduzida pela professora Danielle Maciel, pedagoga bilíngue formada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Curiosamente, Danielle já foi aluna de capacitação em Libras na própria Rede Municipal e agora retorna como palestrante, compartilhando sua experiência e conhecimento.
s aulas acontecem de segunda a quarta-feira nos turnos da manhã e da tarde. Além disso, às quintas-feiras, a professora Danielle Maciel atuará no projeto de alfabetização inclusiva, atendendo diretamente os alunos surdos da rede municipal que não têm acesso ao ensino de Libras.
No primeiro encontro, os participantes aprenderam os parâmetros básicos de Libras, como configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação/direcionalidade e expressões faciais e corporais. Essas habilidades são fundamentais para uma comunicação eficaz com esses alunos. “Me sinto muito feliz de estar aqui e agradeço muito à equipe da SEMED por proporcionar essa capacitação. É essencial que os educadores saibam lidar com alunos surdos, pois eles precisam de uma atenção maior para a alfabetização. Esse processo é fundamental para garantir a inclusão e o acolhimento”, destacou Danielle Maciel.