CANDIDATOS QUE PASSARAM NO CONCURSO DA GM-RJ EM 2012 ATÉ HOJE NÃO FORAM CHAMADOS
Das 2 mil vagas, apenas 550 foram chamados, o prazo expira dia 29/09/2023, e a prefeitura já abriu crédito suplementar ao orçamento com previsão de novo concurso
Candidatos à Guarda Municipal do Rio no concurso realizado em 2012 ainda aguardam serem convocados para assumir o cargo para qual foram aprovados.
O concurso que se arrasta a 11 anos, ainda não teve o chamamento previsto no edital que era para 2 mil agentes, só foram chamados até o momento 550, restando 1.450 candidatos aptos e não chamados.
Faltam 35 dias para terminar o prazo de validade do concurso, e tendo a prefeitura publicado no dia 31 de janeiro desde ano o Decreto Rio nº 51973 e no dia seguinte sendo também, publicado, no Diário Oficial do Município nº 215, a abertura de crédito suplementar ao Orçamento com previsão de novo concurso para Guarda Municipal (GM Rio) e que inclusive, o concurso GM Rio, consta no Plano Plurianual (PPA) da cidade do Rio de Janeiro até 2025.
Essas informações estão deixando os candidatos preocupados, segundo Tamires Santos, o concurso para provimento de 2 mil vagas imediatas para agentes da Guarda Municipal sem cadastro de reservas, o prazo segundo o edital do concurso, começou contar a partir da data da formação da primeira turma, que foi em 2016. E que em 2016 foram convocados apenas 300 e em 2018 ocorreu mais 200 convocados e formados. (Total de 500). Vale ressaltar que essa listagem não é oficial, foi feita pelos concursados, pois a Prefeitura não atualizou a lista de classificação. Tamires ainda completa “ninguém fala nada, ninguém toma um posição, nem o Prefeito e muito menos o Secretário fala conosco. O nosso medo é o prazo expirar. Outra coisa é que ele mudou a escala da Guarda municipal, que hoje é 12×36 dizendo que teria guardas municipais nas ruas e não tem, só em alguns pontos específicos na zona sul. A solução é a convocação dos aprovados do concurso de 2012.”
Entendendo o caso
O concurso foi realizado em dezembro de 2012, sendo que só iria iniciar a contagem do prazo de validade do concurso em 2016 com a primeira convocação do concurso, o prazo inicial seria de 02 anos podendo ser prorrogado, sendo prorrogado por mais 2 anos em 2018 até 2020.
Em 2020 faltando 104 dias para o prazo do concurso expirar, em virtude da pandemia da covid-19, o concurso ficou suspenso, e em junho deste ano (2023), o prazo voltou a contar e irá expirar agora no dia 29 de setembro de 2023.
Em 2012, o Prefeito era Eduardo Paes, e por obra do destino ou não, passaram 11 anos e Eduardo Paes está novamente a frente do executivo municipal, e o que os candidatos querem, é que o Prefeito que abriu o concurso, honre com eles.
O que os candidatam querem
”Esperamos que o Prefeito nos convoque antes que o prazo expire, para que não tenhamos que esperar por algo que é nosso direito de continuar o processo do concurso, pois estudamos, gastamos dinheiro com curso preparatório, preparação física, exames, autoescola… disse Tamires Santos.
”Esperamos que o Prefeito cumpra com a sua promessa de campanha e nos convoque antes que o prazo expire. Caso não cumpra com o seu compromisso, nossa documentação já está preparada para entrarmos na justiça” disse Natanael Andrade.
” A Prefeitura não está com problemas financeiros. Dinheiro tem, pois nas outras áreas estão tendo convocações. O efetivo da corporação precisa ser renovado” disse Alan Bernardes.
” Esperamos que a Prefeitura atualize a lista de classificação dos aprovados, e saia no diário oficial a nossa convocação, pois são 11 anos de descaso, tivemos perdas irreparáveis, pessoas queridas se foram e não puderam nos ver formando” disse Flávio Marques.
” Temos sonhos que não saíram do papel, são muitos danos. Sem contar que muitos saíram do emprego acreditando na palavra do Prefeito” disse Michelle Ximenes.
De acordo com os candidatos, o advogado que os assiste, orientou a aguardar o prazo expirar para impetrar uma ação, e afirmou (advogado) que todos os concursados que passaram na prova dentro do número de vagas tem o direito líquido e certo de ser convocado pelo Prefeito, e que esse tema já está pacificado pelo Supremo Tribunal Federal
Disse ainda que estão analisando, verificando a melhor opção, mas não está descartado a impetração de Mandado de Segurança.
O grupo está organizando uma manifestação para o dia 30/08/23, com a finalidade sensibilizar o prefeito e garantirem o seu direito, sem precisar de judicializar essa questão, a manifestação deve se concentrar em frente à Sede da Guarda Municipal, Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão, ás 8h e depois seguirá em caminhada até a sede da Prefeitura.
A redação do Gazeta Rio entrou em contato com a Secretaria de Ordem Pública, que respondeu:
“A Guarda Municipal informa que de acordo com a publicação no Diário Oficial do dia 20 de junho, o concurso público para provimento no cargo de guarda municipal/2012, ainda está em vigor, e das 2000 vagas deste concurso, 550, já foram preenchidas.
AGM-Rio informa ainda que vem respeitando os aspectos legais referentes ao concurso, e esclarece que a validade do concurso era de 2 anos renovável pois mais 2 anos, e esta renovação ocorreu. Também existe a necessidade de salientar que o prazo de validade no caso deste concurso, por força legal, só começou a contar após a homologação do curso de formação da primeira turma de candidatos que se tornaram guardas municipais após aprovação neste curso, em meados de 2016.”
Por Alexandre França
Conclusão: A prefeitura continua ignorando sem dar nenhuma satisfação aos concursados que a principio foram roubados na cara dura.
Obs: Essa é a minha opinião!
Estamos no aguardo da convocação para ajudar na segurança pública do município do Rio.
#convocaDudu
Materia ótima mostra toda a história doo concursados e todo o discaso do prefeito
Bom dia!
Excelente matéria, estão de parabéns!
Sou um dos concursados esperando mais de uma década pra ser convocado, é uma angústia pra mim e pra minha família.
Parabéns pela excelente matéria, que tudo possa ser resolvido.
Parabéns pela excelente matéria, que tudo possa ser resolvido, obrigado por abraçar está causa.
Um absurdo esse descaso! O prefeito precisa cumprir com sua palavra e convocar todos os aprovados antes do vencimento.
Só o Prefeito tem a caneta na mão, só resta a vontade dele, porque há a real necessidade de mais guardas no Rio, e ja estamos esperando por 11 anos, um concurso aberto para vagas imediatas, inacreditável.
Um verdadeiro descaso com os candidatos aprovados, é nosso direito. Esperamos uma resposta do prefeito. Chega de desculpas, convocação já!
Ótima matéria, estamos aguardando há anos por essa convocação. Queremos apenas o nosso direito…
Uma vergonha isso tudo, convocação já.
Parabéns pela matéria faou tudo!
Já passou da hora do prefeito da uma resposta para os cariocas, tudo começou na gestão dele e tudo deve terminar na gestão dele também.
Convocação já, povo carioca precisa de uma resposta imediata.
Convoca prefeito!