CAMPANHA DÁ VISIBILIDADE AOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A inclusão das pessoas com deficiência no acesso a direitos e às políticas públicas é o tema de uma campanha da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
Com o slogan Defensoria Pública: em ação pela inclusão, a iniciativa busca dar visibilidade à atuação de defensores públicos em relação aos direitos deste grupo, promovendo mais acesso a ferramentas jurídicas para garantir às pessoas com deficiência uma vida independente e sem barreiras.
A campanha nacional é promovida anualmente pela Anadep, Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, com o apoio do Condege, Colégio Nacional de Defensores Gerais, e associações estaduais e Defensorias Públicas de todo o país. A presidenta da ADPERJ, Juliana Lintz, informa que a iniciativa busca promover pautas anticapacitistas e de democratização no acesso a direitos.
O lançamento acontece nesta sexta-feira (25) no Rio de Janeiro, na sala Cecília Meireles, com entrada franca.
A programação conta com apresentações culturais de artistas com deficiência, entre eles, a cantora Joanna e o grupo musical Cancioneiros do IPUB, formado por pacientes psiquiátricos. Também haverá debates com influenciadores digitais sobre diversos temas. Um deles é sobre Maternidade Atípica, conduzido por Isabella Bittencourt, que é mãe de Ivy, que tem síndrome de down. A jovem de 18 anos é filha de Romário. Autoridades políticas dedicadas à causa, ativistas com deficiência, defensores públicos e integrantes de movimentos sociais já confirmaram presença.
De acordo com o IBGE, 17,3 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no país. A Defensoria Pública brasileira atende cerca de 15 milhões de pessoas por ano. Cerca de 10% desses atendimentos são voltados para os direitos das pessoas com deficiência.
Por Tatiana Alves