O seu canal de Noticias

CAMINHO DE PASSOS LENTOS: ESQUERDA ELEGE APENAS DOIS PREFEITOS NA BAIXADA FLUMINENSE

Com a volta de Lula à presidência em 2022, esperava-se um cenário mais favorável ao Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais deste ano. Entretanto, a legenda conseguiu eleger apenas dois prefeitos na Baixada.

Em Japeri, Doutora Fernanda Ontiveros foi reeleita com 39,43%, totalizando 22.686 votos, pontuação bem à frente da que Tiago Careca (PL), candidato Bolsonarista ao executivo da cidade, fez. Ele pontuou 23, 87% dos votos, totalizando 13.731 votos.

Em Paracambi, Andrezinho Ceciliano obteve 64,11%, totalizando 16.401 votos, quase o dobro de votos da candidata bolsonarista da cidade, Aline, que terminou as eleições com 33,98%, total de 8.693 votos.

Em Nova Iguaçu, Tuninho da Padaria, que contou até mesmo com a ajuda do senador Lindbergh Farias, ex-prefeito da cidade, não alcançou grandes projeções. Nas urnas, ele teve 6,02%. Já em Mesquita, o candidato do PT, Doutor Luiz Cláudio, também não foi muito longe, contabilizando 5,24%.

Para o analista político Caio Mastrodomênico, o desempenho do PT nas eleições municipais de 2024 foi historicamente ruim, sendo considerado o pior já registrado pelo partido em todo país.

“Então, também devemos considerar que o discurso do PT tem sido desmontado pelas próprias ações do governo federal e isso reflete sempre de maneira muito objetiva nas eleições, principalmente eleições municipais, que são eleições de base, são eleições que realmente tem a atenção primária de toda a população”, disse.

A população está sempre muito atenta ao que é discurso e ao que é a realidade e portanto o PT neste momento ele paga um preço muito alto por estar colecionando todos esses índices ruins”, completou.

O cenário não foi muito diferente fora da Baixada. Na capital, Eduardo Paes (PSD) foi o tiro certo de Lula no Rio, sendo reeleito por influência do presidente que orientou o partido a apoiar prefeitos bem avaliados em 2022. Em Maricá Washington Quaquá foi eleito com quase 92 mil votos. Ele, que já havia governado a cidade entre 2009 a 2016, volta ao poder consolidando sua parceria com o PT que já dura 20 anos.

“A população está sempre muito atenta ao que é discurso e ao que é a realidade e portanto o PT neste momento ele paga um preço muito alto por estar colecionando todos esses índices ruins”, completou o analista político Caio Mastrodomênico.

Por: Hyago Santos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.