CAFÉ DA SAÚDE MENTAL INTEGRA A SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Saúde Mental de Macaé, realizou uma roda de conversa especial, na segunda-feira (19), na Casa de Convivência, no Centro, com um café para os usuários da rede com questões neurológicas diversas. O evento acontece toda última quarta de cada mês, porém, foi nesta segunda como parte da programação da Semana da Luta Antimanicominal com a temática “Saúde Mental e Liberdade: um Direito de Todos e Todas”. Várias ações acontecem até a próxima sexta-feira (23).
O objetivo é levar a sociedade a refletir sobre a necessidade de políticas públicas que garantam o cuidado e a autonomia das pessoas com transtornos mentais. A gerente de Saúde Mental da rede, Lorrane Moreira, destacou que o encontro é um espaço de diálogo e troca de experiências, em que os usuários podem compartilhar vivências, desafios e conquistas relacionados à saúde mental. Profissionais da área participam do encontro com música, suporte e escuta ativa com respeito mútuo.
Além das discussões, o café é um momento de descontração e permite que os participantes se sintam à vontade para expressar suas opiniões e sentimentos.