BRUNO REIS AMPLIA LIDERANÇA E ATINGE 74% DAS INTENÇÕES DE VOTO EM SALVADOR, APONTA PESQUISA QUAEST
Geraldo Júnior, do MDB, aparece em segundo com 6%
A segunda rodada da pesquisa Quaest, encomendada pela TV Bahia e divulgada nesta terça-feira (17) pelo G1 Bahia, revelou que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), mantém uma ampla vantagem na disputa pela reeleição. Segundo o levantamento, Bruno Reis alcança 74% das intenções de voto, consolidando sua a liderança e ampliando os 66% registrados na primeira pesquisa, realizada em agosto.
Em segundo lugar, o candidato Geraldo Júnior (MDB), apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), aparece com 6% das intenções, uma queda em relação ao último levantamento, quando tinha 9%. Kleber Rosa (PSOL) se manteve estável, com 4% das intenções de voto, o mesmo índice da pesquisa anterior. Entre os demais candidatos, Victor Marinho (PSTU) manteve 1%, enquanto Giovani Damico (PCB), Eslane Paixão (UP) e Silvano Alves (PCO) não pontuaram nesta rodada.
Os indecisos somam 6%, e 9% dos entrevistados afirmaram que votarão em branco, nulo ou que não irão votar. A pesquisa ouviu 900 eleitores entre os dias 14 e 16 de setembro e tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Além disso, o levantamento indica que a decisão de voto dos eleitores do prefeito se solidificou. Enquanto na primeira pesquisa 60% de seus eleitores afirmavam que o voto era definitivo, esse número subiu para 73% nesta segunda rodada.
Cenário para os outros candidatos
Geraldo Júnior, que ocupa o segundo lugar, caiu de 9% para 6% nesta nova rodada. A queda é observada tanto no voto estimulado quanto no espontâneo, quando os eleitores respondem sem a apresentação de uma lista de candidatos. Nessa modalidade, o candidato do MDB manteve 3% das intenções de voto, mesmo percentual do levantamento anterior.
Kleber Rosa, do PSOL, também registrou 4% no cenário estimulado, e no espontâneo cresceu de 1% para 3%, mostrando alguma estabilidade em sua base eleitoral. Os demais candidatos, incluindo Giovani Damico, Eslane Paixão e Silvano Alves, não pontuaram nas duas rodadas da pesquisa.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-01787/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.
Por247