O seu canal de Noticias

BRASILEIROS TÊM PIOR ATUAÇÃO NO ATUAL FORMATO DOS CAMPEONATOS AMERICANOS

Nenhum time brasileiro é líder de grupo na Copa Sul-Americana deste ano, passadas quatro rodadas, e o Cruzeiro agora só cumpre tabela. Na Conmebol Libertadores, só três dos sete representantes do país estão em primeiro lugar. No geral, o aproveitamento das equipes do Brasil nas duas competições é de apenas 50,7% na fase de grupos — o pior no atual formato dos torneios após a disputa de quatro rodadas.

O pior aproveitamento dos brasileiros nos últimos cinco anos nesse recorte é consequência principalmente do desempenho dos times na Sul-Americana. Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória conseguiram em média 40% dos pontos disputados.

Integrante do G-4 do Brasileirão, o Cruzeiro já foi eliminado, após o empate por 1 a 1 com o Mushuc Runa nesta quarta-feira. O Mushuc é o nono colocado no Campeonato Equatoriano. No mesmo dia, o Vasco foi goleado pelo Puerto Cabello, da Venezuela, por 4 a 1.

Nenhum dos sete times brasileiros é líder de grupo, mesmo o Corinthians, que veio da chamada chamada fase “pré-Libertadores”. O time paulista está em terceiro lugar no Grupo C, que tem Huracán, América de Cali e Racing.

Dos sete representantes do Brasil na Sul-Americana deste ano, apenas o Vitória nunca conquistou a Libertadores.

O ge analisou o desempenho dos brasileiros nessas competições desde 2021, quando a Sul-Americana também passou a ter a fase de grupos. O melhor foi no ano passado, quando os times na Libertadores tiveram aproveitamento de 65,2% dos pontos nos quatro primeiros jogos, e os do outro torneio conseguiram 70%. Isso deu média geral de 67,6%.

O único brasileiro com 100% nessas competições em 2025 é o Palmeiras, líder do Grupo G, e dono da melhor campanha até agora na Libertadores. O Grêmio é a equipe brasileira com melhor aproveitamento(66%) na Sul-Americana, que não tem nenhuma equipe só com vitórias.

por GE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.