BRASILEIRO VIRALIZA AO CARREGAR ATLETA ATÉ LINHA DE CHEGADA EM MARATONA
A Maratona de Boston é uma das provas mais tradicionais do atletismo e reúne grandes estrelas do esporte, que concentram os holofotes. Em 2025, porém, um gesto de solidariedade, protagonizado por um brasileiro, tomou as manchetes mundo afora. Nos últimos metros da corrida nos Estados Unidos, na segunda-feira (21), Pedro Arieta viu que outro competidor passava mal e não conseguia ficar de pé. Resolveu, então, parar para ajudar o colega a se levantar e cruzar a linha de chegada.
– Muitos tratam a Maratona de Boston como um sonho, porque, para participar, você precisa já ter feito um determinado tempo antes. Desde o ano passado, eu vinha com o objetivo de concluir em menos de 2h40min. Tinha tudo para dar certo, mas, quando apontei para a linha de chegada, o inesperado aconteceu. O rapaz caiu, e ele precisava de ajuda. Cumprir o sonho de terminar a prova é mais importante do que o tempo no cronômetro – disse Pedro, que conversou com o ge após voltar a Niterói, no Rio de Janeiro, onde mora.
A ajuda oferecida por Pedro viralizou no Brasil e no exterior. Ao decidir parar para ajudar o homem que passava mal, o brasileiro fechou a corrida em 2h41min29s.
– Ainda assim, fiz o melhor tempo da minha vida. Graças a Deus, as cenas que vivemos reverberaram e chegaram a muitas pessoas. Espero que isso inspire cada vez mais gente a ter essa consciência (de ajudar os outros) – refletiu.
Colhendo os frutos do ato de generosidade, Pedro buscou contato e descobriu a identidade do homem que ajudou. Trata-se do americano Shawn Goodwin, com quem o brasileiro vem trocando mensagens.
– Quando a maratona acabou, conversamos rapidamente, dando os parabéns, mas depois nos separamos. Aí a história viralizou nas redes sociais, e eu comentei em um dos posts, dizendo que adoraria voltar a falar com o Shawn. A irmã entrou em contato comigo, outras pessoas também me indicaram o perfil dele. A partir disso, começamos a conversar.
Engenheiro apaixonado por corrida, Pedro tem 34 anos e participou da Maratona de Boston pela primeira vez, ao lado da esposa, Luíza Cravo. Os dois, que são pais do pequeno João, de três anos, compartilham dicas e a rotina de exercícios nas redes sociais.
por Lucas Espogeiro – GE