Brasil propõe cúpula de países da Amazônia para debater ações climáticas
Encontro vai reavivar a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) para unificar a posição dos países da região
O governo brasileiro marcou para o início de agosto a reunião, em Belém, que pretende reavivar a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), que reúne os países que integram a Amazônia.
O encontro contribuirá para definir uma posição única da região sobre desenvolvimento e combate à crise climática em foros internacionais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer usar a posição a ser acordada no encontro do OTCA para definir a linha de seu discurso na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro.
A retomada da OTCA é uma das metas de Lula em seu terceiro governo. Essa instância pode ser usada para unificar os discursos dos países amazônicos e atrair investimentos para a região dentro das políticas de combate ao desmatamento, proteção de povos indígenas e desenvolvimento, com o objetivo de fortalecer a posição frente a organizações internacionais e países desenvolvidos, os que mais pressionam por ações na região, destaca reportagem da Folha de S.Paulo.
Por-247