O seu canal de Noticias

BRASIL CONSTRÓI CONSENSO NO G20 DE ENERGIA E GARANTE ESFORÇOS PARA TRIPLICAR FONTES RENOVÁVEIS

Liderança do país também assegura compromissos globais para dobrar a eficiência energética até 2030

Sob a liderança do ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, o Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 (ETWG) alcançou um importante consenso nesta sexta-feira, 4 de outubro, durante a reunião ministerial realizada em Foz do Iguaçu. Após dois anos sem declarações conjuntas, o grupo anunciou uma declaração que prevê compromissos para triplicar a capacidade global de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030. O documento também incentiva o uso de tecnologias de emissões zero e baixa emissão, adaptadas às condições nacionais de cada membro do G20.

Essa notícia, divulgada pela assessoria do Ministério de Minas e Energia, é um marco para o Brasil e para o governo do presidente Lula, que vem apostando em diplomacia e cooperação internacional para promover a transição energética global. “Este é um momento histórico. Como as maiores economias do mundo, temos os recursos e o conhecimento necessários para liderar essa transformação. Mas isso exige mais do que palavras; são ações concretas e urgentes que vão garantir um futuro sustentável para todos”, destacou Silveira durante a coletiva de imprensa que encerrou os trabalhos da semana.

A última vez que o grupo assinou um acordo foi em 2021, e o consenso atual reflete o esforço contínuo do Brasil em promover uma transição energética justa e acessível, como também destacou Silveira: “Não podemos mais adiar as decisões que precisam ser tomadas hoje. Com coragem, cooperação e uma visão comum, alcançamos um consenso vital para a salvaguarda do planeta.”

Por 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.