Brasil comemora Dia Nacional do Samba
O Brasil celebra no segunda-feira (2) o Dia Nacional do Samba com eventos em diversas regiões. No Rio de Janeiro, a festa começou antes, com desfiles das escolas de samba do Grupo Especial entre sexta-feira (29) e domingo (1º). Hoje, mais comemorações homenageiam esse gênero musical popular.
Na zona norte, o bairro de Oswaldo Cruz, lar das escolas Portela e Império Serrano, recebe o Caminho do Samba, uma rota turística lançada pela Embratur e pela prefeitura do Rio. O evento inclui uma roda de samba e a Feijoada da Tia Surica, além da inauguração do mural Negro Muro, em homenagem ao sambista Paulo da Portela, fundador da Portela, a mais antiga escola de samba em atividade.
Ainda na zona norte, o bloco Boêmios de Irajá promove o evento Um Ato ao Samba, com apoio do Terreiro de Crioulo, e o Renascença Clube, no Andaraí, realiza a roda de samba Moacyr Luz e Samba do Trabalhador. Em Vila Isabel, haverá apresentações nas rodas de samba Barão e Canta Canta, Minha Gente, com foco na paz devido ao aumento da violência no bairro.
Em outras partes do país, o Dia Nacional do Samba também é celebrado. Em São Paulo, ocorre o Pagode do João, e em Brasília, o projeto Rodoviária do Samba homenageia Marcelo Sena. Natal também realiza sua 16ª comemoração do Dia do Samba.