BARCELONA VENCE CLÁSSICO E CONQUISTA O CAMPEONATO ESPANHOL
Com uma goleada por 4 x 0 sobre o Espanyol, o Barcelona conquistou o 27º título espanhol, com quatro rodadas de antecedência. O time de Xavi Hernandez, que festejou sua primeira taça como técnico, alcançou os 85 pontos, contra 71 do rival Real Madrid.
Já o Espanyol permanece com 31 pontos, em 19º lugar, à frente apenas do lanterna Elche, que acumula apenas 19 pontos ganhos. Ao final do jogo, vários torcedores locais invadiram o campo para agredir o time do Barcelona mas foram impedidos pela segurança.
Como era esperado, o Dérbi da Catalunha começou nervoso. Faltas duras eram feitas no meio de campo, tornando o clima pesado entre os jogadores.
Apesar de só ter uma vitória nos últimos dez jogos, o Espanyol entrou em campo com a intenção de também atacar o Barcelona.
O estilo corajoso não deu resultado em campo. Ao mesmo tempo que procurava agredir, o Espanyol deixou espaço para o Barcelona, que foi fazendo seus gols com certa facilidade.
Aos 11 minutos, Balde foi lançado na ponta-esquerda, disparou para a linha de fundo e cruzou para Lewandowski abrir o placar.
O segundo gol foi parecido, só que teve início pelo lado direito Aos 20 minutos, Pedri carregou a bola pela direita e cruzou para o aproveitamento de Balde, um dos destaques do Barcleona no primeiro tempo: 2 x 0.
A primeira etapa foi toda do Barcelona, que chegou a ter 70% de posse de bola, além de finalizar nove vezes, contra apenas duas do adversário até os trinta primeiros minutos de jogo.
Com isso, a superioridade foi se transformando em gols. Aos 40, Raphinha foi lançado na direita e o passe encontrou Lewandowski mais uma vez para concluir de forma certeira: 3 x 0. Foi o 21º gol do polonês no Espanhol.
O Espanyol só foi ameaçar o Barcelona, aos 47 minutos, quando Braithwaite surgiu livre da área, mas parou na grande saída do goleiro Ter Stegen.
O segundo tempo começou da mesma forma. O Barcelona teve espaço para tocar a bola e De Jong fez lindo lançamento para Kounde tocar de cabeça par afazer o quarto gol, aos oito minutos.
Com o título assegurado, Xavi passou a fazer alterações na equipe e houve uma queda de concentração. O Espanyol aproveitou e Calero descobriu Puado no meio da zaga do Barcelona. O atacante deu lindo toque por cima de Ter Stegen para fazer o primeiro gol dos anfitriões, aos 28 minutos.
Por- Metrópoles