BANDIDOS ARMADOS FURTAM CABOS E ESTAÇÕES DE TREM SÃO FECHADAS NO RAMAL BELFORD ROXO
Cerca de 600 metros de fiação elétrica foram levadas, afetando o funcionamento de nove terminais
O ramal Belford Roxo da Supervia está com a circulação prejudicada na manhã da terça-feira (17) devido a mais um furto de cabos de energia. Segundo a concessionária, um grupo de 10 homens armados foi flagrado nas proximidades da estação Pavuna, na Zona Norte do Rio, e levou cerca de 600 metros de fiação. Como resultado, nove estações estão fechadas, e o ramal opera apenas entre as estações Central do Brasil e Mercadão de Madureira. Não há previsão para a normalização do serviço.
Os passageiros que utilizam o ramal para percorrer o trecho em funcionamento enfrentam intervalos de até 60 minutos entre os trens. A Supervia informou que equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço, mas ainda não há uma previsão de quando a circulação será normalizada.
Por volta de 0h30 desta terça-feira, a Supervia detectou uma instabilidade no sistema de energia entre as estações Triagem e Belford Roxo. Após uma verificação, foi confirmado o furto de cabos na região da Pavuna. A Polícia Militar foi acionada e intensificou o policiamento na área.
Morador de Belford Roxo, Julio Cesar, de 31 anos, trabalha em uma padaria no Centro do Rio e, normalmente, pega duas conduções para o trabalho. Hoje, ele precisará fazer uma baldeação no Mercadão de Madureira devido à interrupção no ramal.
“Vou ter que pegar mais uma condução porque moro em Belford Roxo, que é a última estação desse ramal. Isso atrapalha a vida do trabalhador que só quer chegar em casa e descansar”, lamentou.
Pedro Lucas, de 20 anos, também foi pego de surpresa. Ele já estava no trem quando soube que a condução iria até o Mercado de Madureira.
“Vou precisar pegar outro ônibus porque moro em Belford Roxo e não sabia que o trem só ia até Madureira”, disse ele, que voltava de uma entrevista de emprego em Botafogo.
Nas redes sociais, passageiros expressaram frustração com a demora na retomada do serviço e questionaram a Supervia sobre a previsão para resolver a situação. Alguns também criticaram o aumento da tarifa sem melhorias no serviço.
Em nota, a Polícia Militar informou que está trabalhando em conjunto com a delegacia local para identificar e prender os criminosos. A Supervia, por sua vez, segue monitorando a situação e prometeu restabelecer a circulação o mais rápido possível.
Atualmente, os trens do ramal Belford Roxo circulam nas seguintes estações:
Central do Brasil
São Cristóvão
Maracanã
Mangueira/Jamelão
Triagem
Jacarezinho
Del Castilho
Pilares
Tomás Coelho
Cavalcanti
Mercadão de Madureira