BANCO DO BRASIL RETOMA LINHA DE FINANCIAMENTO PARA O SETOR DE DEFESA
Decisão visa fortalecer a sustentabilidade e a autonomia da Base Industrial de Defesa
O Banco do Brasil anunciou a retomada da linha de financiamento para o setor de defesa na terça-feira (27) durante uma reunião realizada na segunda-feira (26), que contou com a presença dos ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio Monteiro (Defesa), além da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. A decisão foi tomada um mês após o banco um mês após comunicar às empresas que não utilizaria mais capital próprio para auxiliar nas exportações.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) afirmou em um comunicado que o banco estatal continuará emitindo garantias interbancárias, utilizando recursos do Fundo de Garantia às Exportações (FGE). Essas garantias, que costumam envolver cerca de 30% do valor da exportação, têm o propósito de funcionar como um seguro. Caso ocorram problemas na chegada do material adquirido, o comprador pode acionar a garantia e ser ressarcido pelo pagamento antecipado.
“A decisão evitará prejuízos a empresas do setor que corriam risco de perder contratos e contribuirá para a sustentabilidade e a autonomia da Base Industrial de Defesa”, afirmou o Mdic