ÀS VÉSPERAS DE DENÚNCIA, BOLSONARO AVALIA RETOMAR AGENDA DE VIAGENS
O ex-presidente Jair Bolsonaro deve retomar agenda de viagens pelo país nas próximas semanas. Segundo relatos feitos à CNN, ele acenou com a disposição em conversas durante a semana com aliados de direita.
As viagens devem ocorrer às véspera da Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar denúncia sobre um suposto plano de golpe articulado durante o governo do ex-presidente. Bolsonaro nega participação e sua defesa tem se posicionado contra o relatório da Polícia Federal.
Na avaliação de parlamentares bolsonaristas, a agenda de viagens ajudaria o ex-presidente a reforçar o apoio popular. Ou seja, uma demonstração de força pública, fortalecendo a narrativa de perseguição política.
Para aliados do ex-presidente, seria a oportunidade também de ele conceder entrevistas à imprensa para reforçar seu ponto de vista.
A expectativa é de que a PGR apresente uma primeira denúncia sobre o plano golpista até o final deste mês. O Supremo Tribunal Federal tem a intenção de finalizar a análise da denúncia ainda neste ano, para não contaminar o processo eleitoral de 2026.
por Gustavo Uribe – CNN