ARQUEÓLOGOS DESCOBREM 1º TUMBA DE FARAÓ NO EGITO EM MAIS DE 100 ANOS
O arqueólogo britânico Piers Litherland explorava o Vale dos Reis, no Egito, há mais de uma década quando fez uma descoberta histórica: o primeiro túmulo de um faraó egípcio encontrado em mais de um século. A sepultura pertence ao Rei Tutmés II. A última tumba encontrada foi a de Tutancâmon, em 1922.
A missão, realizada em parceria entre Egito e Reino Unido, identificou a tumba nas proximidades da cidade de Luxor. Tutmés II era marido e meio-irmão de Hatshepsut, uma das mais notáveis faraós do Egito e uma das poucas mulheres a governar por direito próprio, além de pai de Tutmés III, segundo o jornal britânico The Guardian.
A tumba de Tutmés II era a última sepultura perdida dos reis da 18ª dinastia do Egito. O arqueólogo a identificou ao encontrar, no teto da câmara funerária, uma pintura azul decorada com estrelas amarelas, sinal de que se tratava de um túmulo.
À imprensa internacional, Piers Litherland revelou que os restos mortais no túmulo foram retirados por um corredor secundário e transferidos para outro local. “Foi apenas gradualmente, enquanto peneirávamos todo o material”.
por Giovanna Pécora – Metrópoles