APÓS RECORDE DE CALOR NO ANO, RIO TEM PREVISÃO 40°C NESTA SEXTA
A temperatura máxima registrada na estação da Marambaia na última quinta-feira (16) foi o recorde do ano, segundo o Inmet. Recorde anterior foi no domingo (12), quando os termômetros chegaram a 40,4ºC. Frente fria chega no sábado (18).
Um dia após o Rio de Janeiro bater o recorde de calor no ano, o carioca terá uma sexta-feira (17) de alta temperatura na cidade. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de 40°C e existe a possibilidade de novo recorde de calor.
Na quinta-feira (16), a temperatura máxima foi registrada na estação da Marambaia, na Zona Oeste, quando os termômetros marcaram 40,6ºC, segundo o Inmet. O recorde anterior era de 40,4ºC, registrado no domingo (12) na estação da Vila Militar.
A Prefeitura do Rio informou que seis bebês deram entrada em unidades de saúde com quadro de desidratação nos últimos cinco dias.
As altas temperaturas são influenciadas pela quarta onda de calor que atinge o Brasil. Apesar de ser um fenômeno comum na primavera, desta vez o evento está sendo acentuado por um El Niño intenso e pelos efeitos do aquecimento global.
Frente fria chegando
De acordo com os especialistas, sábado (18) deve ser o último dia da onda de calor no Rio de Janeiro. A previsão é de 42°C de temperatura máxima. É provável que o sábado registre um novo recorde de calor.
Contudo, apesar da alta temperatura, o sábado também vai marcar a chegada de uma frente fria no Rio. O Inmet aponta que uma massa de ar frio deve chegar e se encontrar com a massa de ar quente que está na região. Esse choque de temperaturas deve provocar tempestades.
A tarde de sábado já tem previsão de temporal, com raja de vento.
No domingo (19), a temperatura cai de forma brusca. A máxima deve ficar em torno dos 30°C, com previsão de chuva de 50 mm. Na segunda-feira (20), a temperatura segue caindo e deve bater os 28°C de máxima.