APÓS DETERMINAÇÃO JUDICIAL, CANDIDATO À PREFEITURA DE BELFORD ROXO TERÁ QUE TROCAR O NOME NA URNA
Sobrinho do prefeito Waguinho tem três dias para fazer alteração. Ação foi movida por Márcio Canella (União Brasil), inimigo político na cidade
O juiz Andre Ricardo de Franciscis Ramos, da 154ª Zona Eleitoral, determinou que Matheus do Waguinho, candidato do Republicanos à prefeitura de Belford Roxo, troque o nome na urna eletrônica em três dias. Matheus, sobrinho do atual prefeito Wagner Carneiro, tem utilizado o nome de seu tio, que é também presidente regional do Republicanos. A decisão foi motivada por uma ação do candidato adversário Márcio Canella, do União Brasil.
O juiz argumenta que o nome de Matheus pode causar confusão entre os eleitores, como foi o caso do deputado Hélio Lopes (PL) em 2022, que não pôde usar o nome de Hélio Bolsonaro por não ser da família do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo pesquisa Quaest, Márcio Canella lidera com 48% das intenções de voto, enquanto Matheus do Waguinho tem 26%. Matheus está concorrendo pela primeira vez, enfrentando Canella, que foi seu vice e aliado até o rompimento político em 2022. A ruptura ocorreu após Waguinho vetar a indicação de Canella para a vice do governador Cláudio Castro e apoiar Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto Canella apoiou Jair Bolsonaro. O rompimento se consolidou quando Waguinho apoiou seu sobrinho em vez de Canella e saiu do União Brasil para o Republicanos.