APAGÃO DEIXA RIO E PARTE DA BAIXADA FLUMINENSE SEM ENERGIA ELÉTRICA
Light e Enel afirmaram que a interrupção foi causada devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS) e que energia foi restabelecida.
Um apagão atingiu pontos da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense na manhã desta terça-feira (15). De acordo com a Light, a situação foi normalizada entre 8h30 e 9h34. A Enel afirmou que, nas áreas atendidas pela empresa, a situação foi normalizada às 8h48.
As concessionárias afirmaram que a interrupção foi causada devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Ao todo, a queda de energia foi registrada em pelo menos 15 estados e no Distrito Federal.
De acordo com a Light, a interrupção atingiu trechos de bairros das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense.
“Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores”, afirmou a Light por meio de nota.
A empresa não contabilizou o número de residências afetadas até a última atualização desta reportagem
A Light atende 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro: a capital, 11 cidades da Baixada Fluminense e 19 municípios do Vale do Paraíba, que não foram afetados pela queda de energia.
A Enel, que também atende municípios do Estado do Rio de Janeiro, não destacou quais foram as cidades mais afetadas.
O Centro de Operações Rio (COR) afirma que recebeu relatos de falta de energia em sinais em alguns bairros, como o Méier e o Lins. Os fiscais estão verificando possíveis ocorrências de falha em semáforos.
A Supervia e o Metrô Rio afirmaram que o sistema de transporte não foi afetado.
Por Cristina Boeckel, g1 Rio