O seu canal de Noticias

ANVISA RENOVA DISPENSA DE REGISTRO DE DUAS VACINAS CONTRA MPOX

Medida foi publicada nesta terça no Diário Oficial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) renovou a dispensa de registro sanitário das vacinas Jynneos e Imvanex, utilizadas na prevenção da mpox. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, autoriza, de forma excepcional e temporária, a continuidade do uso desses imunizantes por 180 dias a partir de 23 de agosto de 2024.

As vacinas Jynneos, fabricada na Dinamarca, e Imvanex, produzida na Alemanha, são essencialmente o mesmo produto, com nomes diferentes nos Estados Unidos e Europa. Ambas foram adquiridas pelo Ministério da Saúde para combater a mpox, considerada uma emergência em saúde pública de importância internacional.

O Ministério da Saúde está negociando a compra emergencial de 25 mil doses dessas vacinas por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Durante a primeira emergência global por mpox em 2023, a Anvisa já havia autorizado o uso emergencial da Jynneos, não registrada no Brasil na época. Essa autorização foi renovada em fevereiro de 2024, com vencimento previsto para este mês.

Além disso, o Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está avançando no desenvolvimento de uma vacina nacional contra a mpox. A última etapa, que envolve testes em humanos, está prestes a começar. A equipe já prepara o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) para submeter à Anvisa, buscando autorização para iniciar os ensaios clínicos. A vacina brasileira, em desenvolvimento há dois anos, ganhou destaque após a declaração de emergência global, devido ao risco de disseminação da doença e uma potencial nova pandemia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.