O seu canal de Noticias

ANIVERSÁRIO DE RIO DAS OSTRAS SERÁ CELEBRADO COM CULTURA E HISTÓRIA

A Fundação Rio das Ostras de Cultura preparou uma programação cultural cheia de tradições populares para o aniversário da Cidade. Abrindo a programação do mês, neste sábado, dia 12, a partir das 14h, a localidade de Mar do Norte recebe a tradicional Feira da Maria Mole. No domingo, dia 13, às 16h, na Praça Waldemar Alves Barcelos, em Cantagalo, os moradores da localidade terão uma imersão na riqueza cultural do Município com o projeto “Histórias e Lendas de Leripe”. Toda a programação é gratuita.

A Feira Maria Mole, que chega à sua 6ª edição, vai celebrar a potência da cultura local no coração da localidade, a Praça Antônio Antunes. Com atrações para toda família, a Feira conta com mais de 20 expositores, apresentações musicais, oficinas, contação de história, exibição de curta-metragem, gastronomia e artesanato, o sábado será repleto de cultura e diversão.

A partir das 15h, será iniciada a oficina de pipa do projeto SOS Brincar, uma proposta de resgate cultural por meio das brincadeiras e brinquedos populares. O projeto, idealizado pela Maria Mole Design, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – edital Fomento à Cultura Riostrense, e marca o início das suas atividades justamente na Feira, com 20 vagas gratuitas para crianças da comunidade.

Às 16h, a artista e produtora cultural Arminda Freire apresenta o espetáculo “Histórias e Lendas de Leripe”, uma contação de histórias inspirada nas lendas e mitos do litoral fluminense. O projeto também foi aprovado pelo mesmo edital, mostrando a força da produção cultural local.

A música entra em cena às 17h, com o cantor e compositor Aurélio Lisboa, que prepara um show cheio de poesia e brasilidade. Em seguida, às 19h, acontece o lançamento oficial do documentário “Doc Roça Maker”, produzido inteiramente no Mar do Norte e protagonizado por seus próprios moradores. O filme revela a importância do território por meio das ações do projeto Roça Maker e será exibido pela primeira vez para a comunidade — um momento de emoção, pertencimento e celebração da memória local.

Para encerrar com alegria e suingue, às 20h, o grupo percussivo Tum-Dum faz sua apresentação, reunindo diferentes ritmos brasileiros num espetáculo vibrante e inclusivo. A Feira ainda poderá contar com apresentações de dança e a participação da Banda Crocodilos, ampliando a diversidade artística e a energia da noite.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.