ANGRA DOS REIS CONFIRMA DOIS CASOS DE FEBRE OROPOUCHE
Vítimas são duas mulheres, de 51 e 55 anos. Elas já não estão mais com a doença e passam bem.
A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis (RJ) confirmou dois casos de febre de oropouche na cidade. A confirmação foi feita na manhã de quinta-feira (16).
A doença é transmitida principalmente por mosquitos. O vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) é mantido no sangue desses animais após eles picarem uma pessoa ou outro animal infectado (veja os sintomas abaixo).
A primeira paciente é uma mulher com comorbidades, de 51 anos, moradora do segundo distrito, que procurou atendimento médico no dia 18 de abril com sintomas como: febre, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e vômito. Ela chegou a ficar internada no Hospital Municipal da Japuíba e recebeu alta no dia 26.
Já a segunda paciente, é uma mulher, de 55 anos, moradora do primeiro distrito. Ela foi até o hospital com os mesmos sintomas no dia 3 de abril, evoluiu bem e não precisou ser internada.
Segundo a Secretaria de Saúde, as duas moradoras já se recuperaram da doença e passam bem.
A Secretaria de Saúde reforça que ao sinal de qualquer sintoma, a população deve procurar os serviços de pronto atendimento do município.
Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento dos agentes de saúde.