O seu canal de Noticias

Ana Pimentel defende criação do Parque Nacional da Serra do Curral para proteger símbolo de Belo Horizonte da mineração

A Serra do Curral, afirma a parlamentar, abriga “incontestável riqueza ecológica, patrimônio da biodiversidade, com mata nativa, de transição dos biomas Cerrado e Mata Atlântica”

PT na Câmara – A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) destacou hoje (9)  a importância da criação do Parque Nacional da Serra do Curral, área que integra o maciço da serra do Espinhaço e é o limite sul do município de Belo Horizonte. Em artigo publicado no jornal O Tempo, ela assinala que a serra é o símbolo da capital mineira e “possui inestimável valor ambiental, cultural, arqueológico, hidrológico, paisagístico e social”, mas mesmo assim vem sendo alvo de ataques predatórios da mineração, com apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A Serra do Curral, afirma a parlamentar, abriga “incontestável riqueza ecológica, patrimônio da biodiversidade, com mata nativa, de transição dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. É considerada também corredor ecológico que conecta cinco unidades de conservação de seu entorno e abriga milhares de espécies de plantas e animais ameaçados de extinção”.

Segundo Ana Pimentel, é fundamental a criação do parque nacional para a proteção integral da Serra do Curral. “Com isso, será possível não apenas manter a proteção da área tombada, mas ampliar o perímetro a fim de proteger toda a área que inclui territórios hoje explorados de forma predatória”.

A indicação parlamentar para que o  parque seja criado, encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente, foi assinada por ela e mais quatros parlamentares mineiros: Patrus Ananias (PT)Rogério Correia (PT), Célia Xakriabá (PSOL) e Duda Salabert (PDT).

Por Ana Pimentel /247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.