O Zênitha Música chega ao segundo semestre com lançamentos no streaming, programas no youtube e workshop on-line para esclarecer sobre os rumos do mercado de direitos autorais no Brasil, além de outros itens essenciais sobre o artista brasileiro – “aquele que geralmente é autoprodutor, sem nenhum patrocínio e quase sempre tira dinheiro do bolso para alavancar sua carreira”.
Até parcerias literárias estão na mira do site que é dedicado à música independente, como alguns trabalhos do organista, compositor e escritor Felipe Radicetti e da cantora Marianna Leporace. Os dois artistas estão à frente do selo e produtora musical ao lado da cantora e compositora Cacala Carvalho.
Para aproveitar todas as novidades o internauta pode visitar https://zenithamusica.com.br/ e acessar todo o conteúdo. “Entre as dicas, destacamos o álbum Liverpool, Rio”, da violinista, arranjadora e cantora Celia Vaz, que canta sua paixão musical pelos Beatles ao lado do guitarrista Ricardo Silveira. Seu parceiro Fernando Leporace colabora como baixista e com a voz na faixa “Day Tripper”. Fernando, que é também compositor, figura no site com o recém-lançado álbum físico e digital homônimo, outro destaque importantíssimo lançado pelo Zênitha.
Parcerias fundamentais para o bem da música independente
O trabalho da Zênitha Música vem ganhando cada vez mais espaço nas rádios do Brasil e do mundo, tocando no Japão, Peru, México e outros países. Esse avanço é devido à parceria com Carlos Di Jaguarão, criador do Coletivo Uma Terra Só, do qual todos os artistas do selo independente, hoje, fazem parte.
Com o streaming a empreitada segue a todo vapor para felicidade dos três sócios; entraram recentemente nas plataformas musicais os singles “Rosa do Deserto” do baixista e compositor Rômulo Gomes e Cacala Carvalho e “Caminhos da Canção”, parceria dos dois com Marianna Leporace e Felipe Radicetti, composição que representa o início do selo Zênitha Música.
Programa ZêniPapo e workshop Música é Direito
O programa mensal ZêniPapo continua no canal do youtube “para unir e fazer entender o mercado, unir para somar esforços, unir para construir caminhos alternativos”. Já o workshop on-line “Música é Direito”, sob o comando dos três sócios do Zênitha, exibido pelo Zoom, teve sua primeira edição no mês de outubro, mas em breve voltará a ser ofertado periodicamente. Música é Direito é também o nome do programa de debates sobre direitos autorais apresentado pela Zênitha durante a pandemia, com participação da Dra. Vanisa Santiago.
É um workshop voltado para quem quer começar na carreira ou tem dúvidas sobre os caminhos profissionais da música relativos aos seus direitos autorais. É uma importante oportunidade para conversar sobre o tema, compreender o mercado musical e fazer valer os direitos do artista. Mais informações pelo e-mail zenithacultural@gmail.com
Essa tem sido a tônica dos movimentos da Zênitha Música, seguindo a trilha das pessoas – “aquelas que chegam e somam!”, ressalta Marianna Leporace.
Livros com cheiro de música
Felipe Radicetti, sócio no selo Zênitha Música, assina o livro “Você, compositor: contextos determinantes para a criação musical” (Consequência Editora. 2023). A publicação discute sobre os processos criativos na música e traz entrevistas com grandes compositores: Antonio Adolfo, Edu Lobo, Ivan Lins, Joyce Moreno, Tim Rescala, Roberto Frejat e outros.
Marianna Leporace, por sua vez, é coautora do livro “Vozes Femininas à Asase Yaa” (Independente – organizado pela escritora Carla Cintia Conteiro), cujo “assunto é a Terra e o que precisamos fazer para garantir nossa sobrevivência nela”.
Mais informações: @vozes.femininas | @carla.conteiro