Mangaratiba e forças de segurança unem esforços para garantir Carnaval seguro
Em preparação para o Carnaval de 2024, a Secretaria de Eventos de Mangaratiba promoveu uma reunião na quinta-feira com representantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, e outras secretarias municipais. O objetivo foi traçar um planejamento estratégico abrangente para garantir a segurança e a ordem pública durante as festividades, incluindo o tradicional Carnamar.
A ação, fruto da parceria entre as forças de segurança e a prefeitura, teve início de forma preventiva neste fim de semana e se estenderá por todo o período do carnaval. As equipes da Guarda Municipal, Ordem Pública e fiscalização municipal atuarão em conjunto com policiais militares e civis para combater crimes, ilegalidades, infrações de trânsito, e quaisquer eventos ou desordens que possam comprometer a tranquilidade das famílias.
A reunião contou com a participação dos secretários Roberto Monsores (Eventos), Rogério Escarani (Defesa Civil), Braz Marcos (Administração), Dr. Mair (Saúde), bem como os subsecretários Rondinelli Cardoso (Eventos), Marcos Mozer (Ordem Pública), Evandro Ramalho (Trânsito), o subcomandante do 33°BMP, Jean, o delegado da 165ª DP (Mangaratiba), Luiz Jorge, a comandante do 10°GBM, tenente coronel Ana Luz, o diretor de Trânsito da PMM, Jorge Claudino, e representantes da Marinha do Brasil.
A segunda pista do aeroporto de Macaé está 50% pronta, segundo concessionária
Segundo a Zurich Airport, concessionária que administra o terminal fluminense, na primeira metade da construção, foram realizados os serviços de terraplenagem, drenagem e tratamento de solos. Quando concluída, em 2025, a nova pista terá 1.410 metros, o que permitirá a mudança de categoria do terminal, que poderá receber aeronaves de maior porte.
Atualmente, apenas operações offshore estão sendo realizadas no local, mas a expectativa é de que, tão logo as intervenções sejam concluídas, os voos comerciais sejam retomados.
Em 2023, MEA movimentou 227 mil passageiros, um aumento de 10% comparado com 2022.
São Gonçalo oferece quase 700 vagas de Professor
A Prefeitura Municipal de São Gonçalo realiza concurso público para Professores. São 699 vagas imediatas, além da formação de cadastro, para docentes de diversas áreas com salário base que varia entre R$3.397,94 e R$4.530,59 para carga horária de 30h e 40h semanais.
As vagas são para Professor Docente I, Professor Orientador Educacional, Professor Orientador Pedagógico e Professor Supervisor Educacional e Professor Docente II.
Neltur está nos preparativos finais para Desfile no Caminho Niemeyer
A Prefeitura de Niterói, por meio da NELTUR (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), está finalizando os preparativos para o Carnaval Niterói 2024, a maior festa da cultura popular da cidade. Os desfiles das 20 escolas de samba no Caminho Niemeyer, nos dias 2 e 3 de fevereiro, juntamente com os 44 blocos nas ruas e 25 carnavais nos bairros, estão sendo meticulosamente planejados.
Estudo revela que mulheres são maior alvo da criminalidade no Rio
Os autores da pesquisa, Fernanda Ventorim, mestre pelo PPGAU-UFF (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo), e Vinicius Netto, professor e ex-coordenador do PPGAU, analisaram as conexões entre os diferentes tipos de crimes cometidos na cidade do Rio de Janeiro, considerando perfil das vítimas, horário e onde eles tendem a acontecer.
Com auxílio de uma ferramenta denominada “redes complexas”, eles concluíram que as mulheres sofreram 56,6% do total de crimes cometidos na cidade, no período de 2007 a 2018, e foram vítimas de 71,7% dos crimes de agressões no município. A maioria desses casos é de vítimas negras ou pardas (51,7% dos casos), assim como mulheres jovens, na faixa de 20 a 40 anos de idade (79,8%).
“Projeto Cegonhão” de Itaguaí inicia entrega do ‘kit da mãe’
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí iniciou, a entrega do kit da mãe, iniciativa que foi incorporada ao Projeto Cegonhão. O kit é composto por escova e pasta de dente, sabonete líquido, squeeze, nécessaire e pacote de absorvente pós-parto, e será entregue, nesta primeira etapa, a 250 grávidas, nas unidades de saúde do município em que realizaram o pré-natal.
O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia, ressalta que a iniciativa objetiva dar apoio às mães.
“Esse programa é importantíssimo: não só fazer um acompanhamento das mulheres, como também aumentar os nossos indicadores e do Previne Brasil”, descreve.
Para ter direito ao benefício, a gestante deve ser moradora de Itaguaí. Ela precisa ter, pelo