PREFEITURA DE MANGARATIBA LEGALIZA TÁXIS BOATS DE ITACURUÇÁ
No domingo, a Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Ordem Pública, deu prosseguimento a operação de ordenamento marítimo no município. As equipes estiveram em Itacuruçá promovendo legalização de embarcações para exercício de atividades náuticas em 2024. Ao todo 34 barcos foram adesivados pelos agentes.
Além de manter o ordenamento marítimo, a ação visa fiscalizar traslados náuticos, efetuar a conferência de documentações e autorizações, controlar o fluxo de embarcações, e principalmente, promover segurança para moradores e visitantes nas praias, mares e ilhas da cidade.
Vale lembrar que a Secretaria de Ordem Pública realiza operações de ordenamento marítimo no município durante todo o ano.
NOVO TERMINAL CEHAB SERÁ INAUGURADO HOJE
A Prefeitura de Macaé vai inaugurar, nesta terça-feira (19), o novo Terminal Cehab. A solenidade será às 19h. Com mais de cinco mil metros quadrados, o novo terminal possui área de entrada com escada e rampas, piso tátil e banheiros que seguem as normas de acessibilidade para PCDs.
O local, que receberá o nome de Antônio Geraldo Machado da Luz, servidor público que exercia a função de fiscal de transportes na Mobilidade Urbana, foi projetado para dar mais agilidade na operação dos ônibus, proporcionando uma nova logística interna que poderá oferecer mais viagens.
O piso intertravado foi reaproveitado do antigo terminal que precisou ser demolido, após interdição pela Defesa Civil. O novo gradil é de aço e coberto com pintura para maior durabilidade. Uma nova rede elétrica foi instalada, com luminárias de led que vão gerar maior luminosidade e economia. Os usuários do transporte urbano também contarão com paraciclos para estacionarem suas bicicletas de forma adequada, antes de fazerem a integração no Terminal Cehab.
Em paralelo, a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego da secretaria está revitalizando as sinalizações horizontais e verticais do entorno do terminal para melhor segurança viária de veículos e pedestres.
PROJETO REGULAMENTA ACESSO A RESULTADOS DE EXAMES FEITOS EM DOAÇÃO DE SANGUE
Os doadores de sangue poderão ter acesso a todos os exames realizados após a retirada do material. A determinação é do Projeto de Lei 3.291/20, de autoria do deputado Dr. Pedro Ricardo (PP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em segunda discussão, nesta terça-feira (19/03). Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta.As empresas privadas deverão disponibilizar os resultados dos exames em até sete dias úteis depois de estarem prontos ou após solicitação. Já as instituições públicas terão o dobro do prazo, ou seja, 14 dias úteis. Os resultados terão que ficar armazenados por até 180 dias, sendo obrigatória a disponibilização dos mesmos, de forma gratuita, por meio digital. No caso das instituições públicas, o envio também poderá ser realizado através de carta registrada.Os resultados devem vir acompanhados da mensagem: ‘Médico é o profissional adequado para avaliar estes resultados, não tire conclusões por conta própria, consulte-se com um médico’.
DEFESA CIVIL DE PETRÓPOLIS REALIZA REUNIÃO COM CORPORATIVA DA PEPSICO AMÉRICA LATINA
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu a visita da PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, para um intercâmbio. O encontro teve como objetivo principal a apresentação do trabalho técnico feito pela equipe de monitoramento das condições do tempo da secretaria.
“Nosso governo trabalha de forma permanente para ampliar o alcance das ações de proteção e, desta forma, fortalecer o trabalho da Defesa Civil e a cultura da resiliência no município, levando esse trabalho para o mundo. Temos o foco em garantir a transparência das ações da atual gestão municipal e assim ampliar esse trabalho de grande importância”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Durante a visita que contou com a presença do diretor de segurança corporativa da multinacional, foram apresentadas as ações de monitoramento, como a emissão antecipada de alertas via SMS e nas redes sociais, o protocolo seguido para o acionamento do Sirenes de Alerta e Alarme, o sistema de fechamento de vias por meio das cancelas automáticas, o uso do sistema Waze para fechamento de via por meio de aplicativo, a mudança de Estágios Operacionais da cidade, as Ilhas de Segurança, os 67 pontos de apoio e as rotas de fuga, que são caminhos seguros para o deslocamento da comunidade até o ponto de apoio sempre que orientado pela Defesa Civil, para que o grupo possa implementar as ações em seu projeto assistencial para os funcionários, o qual já é utilizado pela empresa no México.