MEC FAZ REUNIÃO TÉCNICA COM SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO
O Ministro da Educação, Camilo Santana, realizou reunião técnica com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) sobre o andamento dos programas prioritários do Ministério da Educação (MEC) em cada estado e no Distrito Federal. Com a presença dos secretários do MEC, o Ministro apresentou informações acerca das ações da Pasta e disponibilizou dados por unidade da Federação sobre os programas educacionais, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o Programa Escola em Tempo Integral.
O Ministro ainda detalhou o Pé-de-Meia, programa de incentivo financeiro-educacional criado para promover a permanência e a conclusão de estudantes matriculados no ensino médio público. Camilo Santana ressaltou não só o compromisso do governo federal em reforçar e ampliar a educação profissional e tecnológica (EPT), mas também o esforço do MEC em investir e melhorar a educação de jovens e adultos (EJA). Dirigindo-se aos gestores estaduais, o Ministro também deu destaque ao espaço de diálogo: “Queremos ouvir vocês. Nossa postura sempre foi de diálogo, e as portas do MEC estão abertas. Buscamos uma construção conjunta e, para isso, as redes são fundamentais. O objetivo é avançar para melhorar a qualidade e a oferta da educação pública neste país”.
SAQUAREMA INAUGURA CRECHE NOTURNA
Visando atender prioritariamente filhos de estudantes do programa Conexão Universitária, Saquarema realizou, na última segunda (04), a aula inaugural do Programa Infantil Estrelinhas. A primeira unidade a oferecer o programa é a Casa Creche Tia Odete, na Vila Pereira, no Centro de Bacaxá. O local foi escolhido por estar em área central da cidade.
“Essa era uma demanda que surgiu com o incentivo dado para os alunos do Conexão Universitária. Muitos deles não tinham com quem deixar seus filhos pequenos durante o período em que saíam para estudar. Com isso, abrimos essa modalidade no turno da noite para que as pessoas possam estudar tranquilas, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e com profissionais capacitados”, justificou a Prefeita Manoela Peres.
Poderão ser inscritos no Programa Estrelinhas crianças de 01 a 10 anos de idade. É importante ressaltar que a carga horária não poderá passar de 10 horas por dia, incluindo o período no qual o aluno já possui ensino regular (creche ou escola nos turnos da manhã e tarde). Alunos que já participam de atividades extracurriculares oferecidas pela Prefeitura, no contraturno escolar, também não poderão ser inscritos na creche noturna.
“Além da Casa Creche Tia Odete, iremos oferecer mais vagas em outras unidades de ensino, na medida em que as demandas forem surgindo. Com os investimentos que já realizamos e que ainda estamos fazendo, temos total capacidade de atender a demanda existente”, completou Manoela.
.
ITAGUAÍ ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS GRATUITAS DE SKATE VOLTADAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Atividades do projeto esportivo da prefeitura são destinadas à faixa etária de 5 a 15 anos
A prefeitura de Itaguaí acaba de abrir as inscrições para o projeto Skate Movimenta Itaguaí, com aulas gratuitas da modalidade para crianças e adolescentes de 5 a 15 anos de idade. As aulas são realizadas às terças e quintas, na Praça Estrela do Céu.
As aulas de skate acontecem em dois períodos, sempre no mesmo lugar. De manhã, das 9h às 10h, para crianças de 5 a 10 anos; e das 11h às 12h para quem tem entre 10 e 15 anos. As atividades no período da tarde são realizadas das 16h às 17h para alunos de 5 a 10 anos e das 17h às 18h para quem tem entre 10 e 15 anos.
Além do skate, o projeto Movimenta Itaguaí, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, oferece aulas de diversas outras modalidades para quem mora no município. As atividades se destinam a todas as faixas etárias.
Para mais informações sobre o projeto, tanto para as turmas de skate quanto para as outras modalidades disponíveis, o telefone é o 3792-9000 (ramal 2780) e o WhatsApp da Secretaria de Esportes é o 3782-9040.
PREFEITURA VAI CONSTRUIR CICLOVIA NO BELÉM
Uma ciclovia com quase dois quilômetros de extensão será construída no Belém, bairro em que a bicicleta é muito utilizada pelos moradores. A assinatura da ordem de serviço referente à construção da passagem específica para o veículo aconteceu no final da tarde de terça-feira (6), na área central da localidade.
O prefeito Fernando Jordão, secretários municipais e vereadores participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da ciclovia, que ficará localizada na Avenida São José.
– Essa ciclovia é de vital importância para os moradores, e em especial, para os trabalhadores que se deslocam de bicicleta pelo bairro. No Belém, o veículo é um dos meios de transportes mais utilizados – explica a secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito.
Com a assinatura da ordem de serviço, as obras já estão com sinal verde para começar. O tempo previsto para a construção da ciclovia é de 180 dias, e a Prefeitura de Angra investiu R$ 1.253.622,17 no serviço, que inclui a recuperação de calçada. Além da ciclovia, o Belém também contará com bicicletários na entrada do bairro, próximo ao ponto de ônibus.