WILSON BESERRA

CLÁUDIO CASTRO DESTACA MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO COMO MEDIDA PARA FORTALECER COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PELOS ESTADOS

No encerramento do Cosud, em Porto Alegre, governador do Rio assinou pacto pela segurança, que viabilizará a atuação integrada de inteligência do Sul e Sudeste

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou, na manhã de sábado (02/03), do encerramento do 10° encontro do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde assinou três documentos com compromissos para fortalecer a atuação conjunta dos sete estados das duas regiões. Foram apresentados a Carta de Porto Alegre; o Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento do Crime Organizado; e o Estatuto do Cosud, que possibilitará a implementação de políticas públicas integradas.

No evento, Cláudio Castro ressaltou que a adoção de medidas previstas no pacto voltado à segurança pública se faz urgente. Entre elas, o aprimoramento da legislação penal para tipificar alguns crimes e, assim, fortalecer o combate a facções criminosas. Ao lado dos governadores Eduardo Leite (RS), Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG), Castro reforçou que essa é uma discussão que abrange todos os estados.

— Começamos a debater no ano passado sobre essa questão da legislação. O crime organizado não pode ser tratado como crime comum. E a modificação da lei é um instrumento importante que ajudará a combater a atuação do tráfico e milícia em todo o território nacional. Se a gente não endurecer as punições, o crime começa a compensar. Perde-se o temor do Estado, o medo de cometer o crime — declarou Castro, citando os resultados positivos da primeira operação do Cifra (grupo formado com as forças federais), realizada esta semana no Rio de Janeiro contra a lavagem de dinheiro.

GOVERNADOR DECIDE EXONERAR  SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE

Pampolha, agora, ocupará apenas o cargo de vice, para o qual foi empossado em janeiro de 2023

O governador Cláudio Castro decidiu exonerar seu vice, Thiago Pampolha, do comando da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, informa Lauro Jardim, em O Globo. Segundo o colunista, a decisão será comunicada na tarde desta segunda-feira (4) em reunião entre ambos no Palácio Guanabara. Em seguida, deverá ser publicada no Diário Oficial.

No lugar de Pampolha, assumirá a chefia da pasta ambiental Bernardo Rossi, que chefiava a Secretaria de Governo – que, por sua vez, passará a ser comandada por André Moura, que já esteve à frente da Casa Civil e atualmente era o secretário extraordinário de Representação do governo do Rio em Brasília.

Pampolha era secretário de Meio Ambiente desde outubro de 2020, por escolha de Castro. O único hiato foi durante as eleições de 2022, quando o vice deixou a secretaria para concorrer à reeleição como deputado estadual, até ser convidado para substituir Washington Reis, impedido pela Justiça Eleitoral do Rio de compor a chapa com Castro.

TERCEIRA IDADE CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM FESTA PARA ASSISTIDAS

A subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, ligada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, celebrou, na segunda-feira (4), com uma festa para as usuárias dos equipamentos da pasta, no Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré, o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado na próxima sexta-feira, 8 de Março. Mulheres idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ururaí, Esplanada, Jardim Carioca, Custodópolis e Parque Guarus, também participaram do evento, que contou com música, palestra, apresentação teatral, sorteio de brindes e lanche especial.

A subsecretária de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares, em sua fala na abertura do evento, destacou a importância de celebrar todas as mulheres e destacou que “o lugar da mulher é onde ela quiser”.

TUDO PRONTO PARA XI EDIÇÃO DA ESCOLA DE REDUÇÃO DE DANOS DE 2024

Tudo pronto para o curso “Abordagem em Redução de Danos ao Uso Prejudicial de Álcool, Tabaco e outras Drogas- Práticas na Produção da Vida”, que será realizado entre os dias 10 de abril a 11 de dezembro. A Prefeitura Municipal de Macaé, através da Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas, vinculada à Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé torna público o edital disponível no site da prefietura para organizar a seleção dos alunos para a XI edição da Escola de Redução de Danos de 2024.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (11) e se estendem até o dia 22 de março através de formulário específico do Google Forms, que será disponibilizado no dia 11. Ao todo serão oferecidas 35 vagas.O curso será direcionado para profissionais das diversas áreas de atuação, de nível superior ou Médio com prática;alunos das instituições de Ensino Superior e estudantes de curso técnico de Enfermagem , que sejam moradores do município e cidades vizinhas.

Já a matrícula, que acontecerá no dia 10 de abril, deverá ser realizada presencialmente na sede da CGPOD com apresentação de documentos necessários: cópias de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para o seguinte endereço politicasobredrogas@macae.rj.gov.br

Comments (0)
Add Comment