Choro é declarado Patrimônio Cultural do Brasil
O choro musicado pelo conjunto de bandolim, flauta, violão 7 Cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete em rodas por todo o país, a partir desta quinta-feira (29) é Patrimônio Cultural do Brasil, o que significa ser reconhecido como parte da cultura e da história do país. A decisão do registro do gênero musical genuinamente brasileiro foi tomada na quinta-feira (29), por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, presidido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Inicialmente, o pedido de reconhecimento foi apresentado pelo Clube do Choro de Brasília, pelo Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, pelo Clube do Choro de Santos (SP) e por meio de abaixo-assinado. A partir do reconhecimento, o gênero será registrado no Livro das Formas de Expressão do Instituto, que reúne as manifestações artísticas em geral.
Atualmente, além do choro, o Brasil tem outros 52 bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural pelo Iphan, entre eles o frevo, a roda de capoeira e o maracatu.
Prefeito recebe gonçalenses premiadas em desafio da NASA
O prefeito Capitão Nelson recebeu, na noite de quarta-feira , cinco alunas gonçalenses que foram premiadas no Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da NASA. As alunas também ganharam a oportunidade de conhecer a sede da agência, em viagem que acontece no meio do ano.
As estudantes Sara Soares, Samara Santos, Larissa Vargas, Jennifer Marques e Kezia Alexandre integram o curso de Assistente Administrativo da Firjan Senai, em parceira com os laboratórios BBraun. Elas ficaram entre as 10 equipes vencedoras do Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da NASA (Space Apps) 2023.
As cinco jovens representaram o Brasil no hackathon (desafio de programação), que envolveu cerca de 60 mil participantes, de 152 países. As estudantes de São Gonçalo ficaram entre as 10 equipes vencedoras da competição e receberam o Prêmio de Projeto Mais Inspirador. Além de título e medalha, as alunas terão a oportunidade de conhecer a sede da NASA, nos Estados Unidos.
O prefeito Capitão Nelson recebeu as alunas em seu gabinete na noite desta quarta-feira (28) e exaltou a conquista das gonçalenses, que irão para os EUA em julho.
Prefeitura de Petrópolis intensifica esforços no Dia Mundial das Doenças Raras
O dia 29 de fevereiro, é marcado pelo Dia Mundial das Doenças Raras, uma ocasião de conscientização global sobre condições médicas que afetam uma parcela limitada da população. Em Petrópolis, a Prefeitura reforça seu compromisso com a saúde pública ao destacar a importância da detecção precoce e do acesso ao tratamento para aqueles que enfrentam essas enfermidades complexas.
Como parte de seus esforços contínuos para melhorar o atendimento médico na cidade, a Prefeitura implementou, em novembro de 2022, um ambulatório de genética médica no Hospital Alcides Carneiro, para atender a demanda. Além disso, está sendo criada a Secretaria da Pessoa com Deficiência, visando oferecer um suporte mais abrangente para aqueles que enfrentam doenças raras.
“Nosso compromisso é proporcionar cuidados de saúde acessíveis e de qualidade para todos os cidadãos, independente da raridade de sua condição médica. É através do trabalho conjunto e da cooperação que podemos garantir um futuro mais saudável e inclusivo para esses pacientes”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
MANGARATIBA EMPOSSA MAIS 15 PROFESSORES
Mangaratiba conta agora com mais 15 novos professores efetivos. A cerimonia de posse, realizada pela Prefeitura Municipal, aconteceu nesta quinta-feira (29) e contou com a presença da Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Brena Maia.
Dos 15 novos servidores, dez atuarão com Professor II, 02 como professores de educação física, 02 como professores de matemática e 01 lecionará geografia.
Vale lembrar que todos foram aprovados no último concurso público (Edital 001/2021) e atuarão nas unidades de ensino do município.