FGV Conhecimento e IDP promovem ‘Pacto pelo Rio”
Especialistas e autoridades vão se reunir no próximo dia 23 de fevereiro para discutir desafios e soluções para o Rio de Janeiro no seminário “Pacto pelo Rio”, no Centro Cultural FGV, na capital fluminense. As inscrições para assistir às palestras são gratuitas.
O evento é uma iniciativa conjunta da FGV Conhecimento e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com o apoio do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), da Rede Globo, da Aegea e da Universidade de Columbia. O evento integra a série Fórum de Lisboa: Debates Contemporâneos.
O objetivo é debater as questões sociais e de segurança pública que impactam diretamente a população fluminense. Além disso, o “Pacto pelo Rio” tem como propósito estimular a união de esforços do Poder Público, setor privado e sociedade civil em torno de uma agenda de transformação no estado.
O seminário contará com cinco mesas de discussão que abordarão desde reflexões sobre a governança da segurança pública global até problemas mais específicos, como questões fundiárias nas favelas e os impactos da criminalidade na educação, saúde e sociedade.
A abertura terá a presença do prefeito Eduardo Paes e do governador Claudio Castro, além dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e da ministra da igualdade racial, Anielle Franco. Também está confirmada a participação do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
Serviço
Seminário “Pacto pelo Rio”
Local: Centro Cultural FGV
Endereço: Praia de Botafogo, 186
Data: 23 de fevereiro de 2024
Horário: das 9h às 17h
Porto de Itaguaí movimenta 55,8 milhões de toneladas em 2023
Em 2023, o Porto de Itaguái , sob administração da PortosRio , movimentou 55,8 milhões de toneladas de cargas. Esse volume foi o terceiro maior entre os portos públicos do Brasil, atrás de Paranaguá e Santos, que ocuparam o primeiro lugar.
Comparativamente a 2022, este terminal marítimo movimentou mais 5,2 milhões de toneladas; Ou seja, marcou um aumento de 10,2%, segundo dados divulgados recentemente pelo Painel Estatístico Aquaviário 2023 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O ferro foi a carga mais transferida pelo Brasil em 2023 com 30% dos 1,3 bilhão de toneladas registradas no ano passado. Nesse contexto, Itaguaí viu que o mineral movimentado em suas instalações se consolidou com 13,1% a nível nacional.
Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio, comentou que o resultado se deve ao comprometimento da empresa e de seus parceiros na cadeia logística de exportação.
“A aposta na melhoria das infraestruturas portuárias e no aumento da movimentação de cargas tem sido uma prioridade e estima-se que o ritmo de crescimento se mantenha ao longo deste ano”, notou.
Seminário sobre Exportação de Gado Vivo em Campos (22).
Na quinta-feira (22), às 8h30, a Prefeitura realizará o 1° Seminário de Exportação de Gado Vivo, no Sindicato Rural de Campos. O vice-prefeito Frederico Paes liderou a discussão em janeiro, com representantes do setor e do Porto do Açu. O especialista Adriano Caruso abordará temas como mercado internacional e logística. O evento conta com apoio do Ministério da Agricultura, Governo do Estado e entidades locais. O vice-prefeito destacou o objetivo de impulsionar as exportações pelo Porto do Açu. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, enfatizou a importância econômica para a região.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CAXIAS VAI GANHAR REFORMA
Referência em inclusão e atendimento a pessoas com deficiência em Duque de Caxias, a Escola Municipal Regina Celi da Silva Cerdeira, localizada no bairro Jardim Primavera, no segundo distrito, vai receber melhorias da Prefeitura. Na segunda-feira (19), às 18h, o prefeito Wilson Reis e a secretária municipal de Educação, Iracema Medeiros da Costa Silva, anunciam o início das obras de reforma e ampliação da unidade educacional que atende a 340 alunos da Educação Especial, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil realizará a troca de pisos, pintura geral, manutenção do telhado, pavimentação da área externa, além da instalação de mais duas salas de aula, um playground, uma quadra poliesportiva com vestiários e uma obra de contenção no terreno. A escola funciona na Avenida Primavera, 10, em Jardim Primavera.