WASHINGTON REIS QUER UNIÃO COM PREFEITOS PARA VIABILIZAR EXPANSÃO DO METRÔ NO RIO

Secretário Washington Reis defende articulação com prefeitos da Região Metropolitana para viabilizar expansão do metrô do Rio, incluindo novas linhas e conexões.

O secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB), afirmou que pretende abrir diálogo com prefeitos da Região Metropolitana para viabilizar a expansão do sistema metroviário do Rio de Janeiro. A proposta inclui também a busca por parcerias com o setor privado e o governo federal para “destravar” os projetos de ampliação. As informações são de Giovanna Ribeiro/Tempo Real.

A declaração ocorre na esteira do anúncio feito pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), no último dia 11, sobre a disposição da prefeitura em colaborar com a ampliação das linhas do metrô para Zona Norte, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Segundo Reis, o foco da Setram (Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana) é ir além da capital e envolver também municípios como Niterói, governado por Rodrigo Neves (PDT), e São Gonçalo, administrado por Capitão Nelson (PL).

“Sem a colaboração entre presidente da República, seja ele quem for, governador e prefeitos, não será possível avançar”, destacou Washington Reis, reforçando a importância de um planejamento integrado.

De acordo com a Setram, o estado está aberto a parcerias para ampliar o sistema metroviário, mas ressalta que qualquer avanço depende de estudos técnicos e financeiros consistentes, que estão sendo elaborados com base em análises da Universidade de São Paulo (USP).

A discussão ocorre em meio à retomada das obras da Estação Gávea, anunciada no dia 10, com previsão de conclusão em três anos. A secretaria afirma que também estão entre as prioridades a ligação das estações Estácio e Praça Quinze e a construção da linha 3, que deve conectar o Rio a municípios vizinhos.

Comments (0)
Add Comment