VOZES DE ONDE VÊM

O talentoso escritor iguaçuano Luiz Coelho Medina conta, no seu livro mais recente, a interessante história de uma cidade do interior cujos habitantes perderam o dom de comunicar-se, inebriados por seus celulares!

A alegoria dispensa interpretações e é o ponto alto desse conto, criado por um artista inteiramente antenado com as tendências contemporâneas das narrativas modernas em prosa.

Vê-se, com prazer, além disso, que LCM faz ecoar, no referido “causo”, as vozes silenciadas de seus amigos e conhecidos da sofrida Baixada, atendendo às exigências críticas mais avançadas de um Bakhtin!…

De ressaltar, também, a sua percepção do pensamento de Benjamin (o capitalismo é uma religião!), instalando, no mesmo episódio, uma pia batismal católica num templo pentecostal, e apostrofando padres e pastores, na nossa economia salvífica, tomada pelos, outrora, vendilhões do templo!

Deploro, por fim, que esses irmãos de fé, completamente sem moral para isso, condenem os irmãos de outra fé, acusando-os de “adoradores do Diabo”, quando não passam estes de “adoradores de um deus também”, ainda que não cristão, conforme analisou com acerto uma antropóloga!…

ederrodrigues@uol.com.br 

Por: Eder Rodrigues/ Jornal Gazeta Rio

Comments (0)
Add Comment