Hoje, em Curitiba, alvinegro tentará quebrar jejum de 16 anos contra o Athletico, e alviverde encara um Bragantino que pode ser fiel da balança
Três primeiros no Brasileirão, Botafogo, Palmeiras e Fortaleza têm desafios em comum na 29ª rodada: jogar fora de casa. Porém, enquanto o tricolor tem como diferencial o melhor aproveitamento da competição como mandante, o alvinegro e o alviverde se pautam também na força como visitante na busca pelo título. Hoje, os cariocas vão à Arena da Baixada encarar o Athletico-PR, enquanto os paulistas têm pela frente o Bragantino, no Nabi Abi Chedid. Ambos os jogos começam às 16h30 (horário de Brasília).
Apesar das boas campanhas das duas equipes fora de casa, jogar longe de seus domínios é sempre um desafio e um desgaste adicional. Faltando dez jogos para cada um no campeonato, o Botafogo precisará fazer uma saída a menos que o Palmeiras (cinco contra seis). E uma delas será justamente o confronto direto com o alviverde, no Allianz Parque. O duelo, na 36ª rodada, tem grande potencial de ter contornos de final antecipada em meio aos pontos corridos — no primeiro turno, o alvinegro conseguiu uma vitória valiosa por 1 a 0 no Nilton Santos.
Além do Athletico e do Palmeiras, o Botafogo também visitará o Bragantino (31ª rodada), assim como o Atlético-MG (34ª) e o Internacional (36ª). Melhor visitante do campeonato, com 59,5% de aproveitamento em 14 partidas, a equipe de Artur Jorge precisará se provar contra três equipes de cima da tabela, e duas que querem se afastar da zona de rebaixamento.
Arena da Baixada: armadilha e amuleto
Este é um posto surpreendente para o Athletico, equipe costumeiramente competitiva e que tem um estádio apontado por muitos como o mais difícil de jogar no Brasil. Inclusive, a Arena da Baixada costuma ser um amuleto para o título.
Nas últimas dez edições do Brasileiro, oito campeões venceram em Curitiba durante a campanha. As exceções foram em 2023 (Palmeiras empatou) e 2020 (Flamengo perdeu). Apesar da fase ruim do adversário, que é terceiro pior mandante neste ano, o Botafogo tentará quebrar um jejum de vitórias no local que vem desde 2008.
Neste ano, o Palmeiras venceu por 2 a 0 na casa athleticana, enquanto o Fortaleza empatou por 1 a 1.
Campeões brasileiros em visita ao Athletico:
- 2023 – Athletico 2 x 2 Palmeiras – 13ª rodada (único empate do campeão)
- 2022 – Athletico 1 x 3 Palmeiras – 34ª rodada
- 2021 – Athletico 0 x 1 Atlético-MG – 33ª rodada
- 2020 – Athletico 2 x 1 Flamengo – 32ª rodada (única derrota do campeão)
- 2019 – Athletico 0 x 2 Flamengo – 25ª rodada
- 2018 – Athletico 1 x 3 Palmeiras – 4ª rodada
- 2017 – Athletico 0 x 1 Corinthians – 33ª rodada
- 2016 – Athletico 0 x 1 Palmeiras – 20ª rodada
- 2015 – Athletico 1 x 4 Corinthians – 31ª rodada
- 2014 – Athletico 2 x 3 Cruzeiro – 3ª rodada
Já o Palmeiras (2º melhor visitante, com 56,4% de aproveitamento), que não vence há três temporadas em Bragança Paulista pelo Brasileirão, também deve se atentar diante de um adversário que vive uma temporada excepcionalmente ruim, mas pode funcionar como fiel da balança, por receber também o Botafogo.
Contra Juventude (30ª rodada) e o lanterna Atlético-GO (35ª), a equipe de Abel Ferreira deve ter caminhos mais acessíveis, mas haverá visitas a Bahia (34ª) e Cruzeiro (37ª), que prometem grandes dificuldades.
Já um clássico fora de casa, como o do Palmeiras contra o Corinthians (32ª), é algo que não está no radar de desafios do Botafogo. O único rival restante é o Vasco, mas no Nilton Santos.
Após um meio de semana livre, Artur Jorge terá a boa notícia do retorno de Cuiabano, mas não contará com Júnior Santos, poupado.