VIDA SELVAGEM DIMINUI 73% EM 50 ANOS, DIZ RELATÓRIO DA WWF

Um relatório da organização World Wide Fund for Nature (WWF), divulgado na quinta-feira (10), alerta para o “declínio catastrófico” de 73% no tamanho médio das populações de vida selvagem nos últimos 50 anos. Na América Latina e Caribe, a queda foi de 95%. A ONG destaca que os próximos cinco anos serão cruciais para o futuro da vida na Terra.

Segundo o relatório, espécies como elefantes em florestas tropicais e tartarugas-de-pente na Grande Barreira de Corais estão desaparecendo em ritmo alarmante. A África perdeu 76% de sua vida selvagem, enquanto a Ásia-Pacífico teve uma redução de 60%.

O documento aponta que a perda de habitats, impulsionada principalmente pelo sistema alimentar humano, é a maior ameaça à vida selvagem, seguida pela exploração de recursos, poluição e espécies invasoras.

Mike Barrett, da WWF, alerta que o declínio da fauna indica risco iminente para a humanidade. Segundo Kirsten Schuijt, diretora-geral da WWF, “a natureza emite um pedido de socorro” e as mudanças climáticas estão empurrando os ecossistemas para limites críticos.

Comments (0)
Add Comment