VIAGENS DE CARRO: DESTINOS PRÓXIMOS DE CAPITAIS PARA CURTIR FERIADOS

Seja para um bate e volta ou uma viagem de curta duração, cidades próximas à capitais aliam atividades na natureza e programas históricos a boa gastronomia e hospedagens acolhedoras

feriado bate à porta e a dúvida sempre aparece. Seja a dois, com amigos ou com família: para onde viajar?

Uma pesquisa recente do Google revelou que o brasileiro tem preferido viagens mais curtas, com ênfase em modais terrestres de deslocamento. Para se ter uma ideia, as buscas por rotas de até 250 km cresceram 156% neste ano em comparação ao mesmo período de 2022.

Assim, viagens de carro, que podem conciliar tanto estadias mais curtas em um destino ou até proporcionar um bate e volta, são propícias neste momento.

Tendo como referência a capital de alguns estados, é possível conhecer cidades no interior, no litoral ou na serra que guardam belas paisagens, atividades histórico-culturais, hospedagens acolhedoras e uma gastronomia típica de dar água na boca.

Confira a seguir destinos e passeios próximos de seis capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador: 

Para quem deseja descer a serra e curtir o litoral, há praias calmas e com toques charmosos a cerca de três horas da capital, como Ilhabela e Ubatuba – que possuem águas límpidas, natureza exuberante, pousadas confortáveis e gastronomia baseada em peixes da região.

A costa ainda oferece cidades maiores, como Santos, a apenas 75 km de São Paulo, que conta com grande estrutura hoteleira e de atividades – a cidade tem calçadão e longas faixas de areia. O Museu do Café é um programa cultural recomendado para relembrar a importância do grão para o país, assim como o tour pela Vila Belmiro e o pôr do sol na Ponta da Praia.

Guarujá também entra na conta, com praias que valem a ida, como Iporanga, São Pedro e de Pernambuco, e hotéis já consolidados, como o Casa Grande Hotel, à beira da Enseada.

Se deseja trocar a areia e a água do mar por temperaturas mais amenas no alto da serra, a Serra da Mantiqueira é a pedida ideal. A mais de 1.620 metros de altitude e a cerca de 180 km da capital, Campos do Jordão oferece programas e acolhimento para casais e famílias.

Aqui é possível subir no Pico do Itapeva e admirar 15 cidades da região do Vale do Paraíba; conhecer o Horto Florestal; passear pelos deslumbrantes jardins do Parque Amantikir; se perder entre as obras do Museu Felícia Leirner; visitar o Palácio Boa Vista – residência oficial de inverno do governador de São Paulo; ou ainda garantir a diversão das crianças em uma das 30 atrações que misturam natureza e esportes radicais no Tarundu.

Passeios por Capivari, no centrinho, e jantares regados a fondue e bons vinhos fecham a noite. A cidade também é marcada pelas boas opções de hospedagem, como os sofisticados Toriba, o Grande Hotel e o Botanique Hotel & Spa.

Outras charmosas cidades pelo entorno ainda valem a visita. Elas se destacam por suas vinícolas, produção de queijos e azeites e ainda garantem cenários bucólicos aconchegantes. São elas: Santo Antônio do PinhalEspírito Santo do PinhalSão Bento do SapucaíSão Francisco XavierMonte Verde (MG)Gonçalves (MG), entre outras.

Cidades próximas do Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro possui belíssimas praias todos sabem. Mas suas cidades serranas aconchegantes e de clima ameno também estão entre os destinos imperdíveis próximos à Cidade Maravilhosa, os quais são acessados em pouco tempo de carro.

As altitudes variam entre 300 e 2.800 metros, em que as cidades rodeadas pela natureza unem aspectos superimportantes da história nacional e oferecem um turismo moderno.

Petrópolis, a 66 km da capital, é uma das cidades: ela é um convite para viagem à época de Dom Pedro II – não é à toa que foi apelidada de Cidade Imperial e carrega até hoje vários dispositivos culturais ligados ao passado brasileiro. Por lá também fica o distrito de Itaipava, superbadalado durante o inverno e que reserva bons restaurantes e vistas privilegiadas das montanhas – além do Castelo de Itaipava.

A 96 km do Rio fica Teresópolis, menos movimentada, mas que é cercada por uma beleza natural única. A cidade é uma das sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com trilhas e vistas magistrais da cadeia de montanhas e dos picos pontiagudos do parque.

Claro que, além da Cidade Maravilhosa, as praias do estado também devem entrar na lista. Na Região dos Lagos, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio são conhecidas pelas belezas naturais e das praias de águas límpidas.

Búzios, a duas horas do Rio, tem cerca de 25 praias em oito quilômetros de extensão. A charmosa Orla Bardot, uma extensão da famosa Rua das Pedras, é ponto turístico que reúne bares, restaurantes, hotéis, lojas de grife, galerias de arte e uma vida noturna. É daquelas cidades que podem ser bem aproveitadas em um roteiro de dois dias, como em um final de semana, ou ainda se estendendo em feriados.

Arraial do Cabo, a cerca de 165 km da capital, é responsável por praias paradisíacas, como o Pontal do Atalaia, com águas cristalinas, mar calmo, areia fofa e paisagem deslumbrante. Já Cabo Frio é a maior cidade da região e oferece faixas de areia e uma gama de hotéis e comércios.

Quem também carrega encanto e história é Paraty, no caminho entre São Paulo e Rio, a 270 km da capital paulista e a 240 km da capital fluminense. Seja à beira-mar com as montanhas ao fundo ou no centrinho, este Patrimônio Histórico Nacional é ideal para andar pelas ruas, visitar construções coloniais, comer em restaurantes elogiados e se hospedar em hotéis-boutique.

Por fim, a uma curta distância da cidade histórica de Paraty, Angra dos Reis mantém seu charme irresistível preenchido por belas praias, centenas de ilhas e magníficas paisagens que enquadram perfeitamente a Mata Atlântica e o oceano. Estrategicamente localizada entre as duas maiores capitais do país, o destino oferece praias agitadas e outras isoladas, regiões propícias para mergulho, passeios de barco entre as ilhas e ainda trilhas pela mata. Hotéis luxuosos, como o Fasano Angra dos Reis, enriquecem as escolhas no destino.

Parque Nacional do Itatiaia, as cidade de Visconde de Mauá e Penedo e ainda hotéis-fazenda pelo Rio, como a União, a São Luiz da Boa Sorte e a Alliança, que foram importantíssimas fazendas produtoras durante o Ciclo do Café, são outros refúgios que valem a pena ao redor do Rio.

Cidades próximas de Brasília

Lazer, cultura e turismo também marcam a capital brasileira, com suas linhas arquitetônicas desenhadas por Oscar Niemeyer. Porém, quem quer percorrer os arredores da capital encontra também destinos permeados por muita exuberância natural.

Um dos exemplos mais notáveis é a Chapada dos Veadeiros, no centro do Brasil, em Goiás, a cerca de 240 km de Brasília. Destino único, a Chapada é lar de uma exuberância natural potente, que oferece aos visitantes muita aventura, cachoeiras e comidas típicas.

A porta de entrada mais famosa e com mais estrutura é o município de Alto Paraíso de Goiás. Junto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a região é repleta de cachoeiras de águas refrescantes, trilhas, grandes formações rochosas e conhecimentos sobre a fauna e a flora locais.

Comments (0)
Add Comment