A procissão do santo sai da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, e termina na Catedral, Centro do Rio, gerando interdições. De acordo com o COR, outras diversas vias da cidade também estarão com interdições para que os fiéis possam exercer sua fé e homenagem ao padroeiro da cidade.
O Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, chega na segunda-feira (20) e os cariocas, para homenageá-lo, realizam a clássica procissão da Tijuca, Zona Norte do Rio, rumo à Catedral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que fica no Centro.
De acordo com o Centro de Operações Rio, outras diversas vias da cidade também estarão com interdições para que os fiéis possam exercer sua fé e homenagem ao santo. Veja logo abaixo.
Na próxima segunda-feira (20) será realizada a Procissão de São Sebastião, com previsão de início às 16h. O trajeto começa em frente ao Santuário de São Sebastião (Igreja dos Capuchinhos), na Rua Haddock Lobo, na Tijuca, e termina na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, na Avenida República do Chile, no Centro. Um esquema especial de trânsito será montado para garantir o deslocamento da procissão.
Serão interditadas as seguintes vias, das 13h às 21h:
Avenida República do Chile, nos dois sentidos, entre as ruas do Lavradio e Senador Dantas, no Centro;
Avenida Almirante Barroso, nos dois sentidos, entre a Avenida Graça Aranha e a Rua Senador Dantas, no Centro.
Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal irão acompanhar todo o deslocamento da procissão com viaturas e motocicletas, pelo seguinte itinerário, das 16h até o término:
Percurso de ida: Rua Haddock Lobo (Santuário de São Sebastião), Largo do Estácio, Rua Estácio de Sá, Praça Reverendo Álvaro Reis, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Avenida Henrique Valadares, Praça Cruz Vermelha, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação e Avenida República do Chile (Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro).
Percurso de volta: Avenida República do Chile (Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro), Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua Pedro I, Praça Tiradentes, Rua Visconde de Rio Branco, Rua Frei Caneca, Avenida Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá, Rua João Paulo I, Rua Dr. Satamini, Rua Afonso Pena, Rua Haddock Lobo (Santuário de São Sebastião).
Neste dia, a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha ficará suspensa a partir das 15h.
Bangu
Na segunda-feira (20), para a realização da Festa de São Sebastião, em Bangu, na Zona Oeste, serão interditadas entre 14h e 23h59 a Avenida Cônego de Vasconcelos, entre as ruas Francisco Real e Oliveira Ribeiro; e a Rua Santa Cecília, entre as ruas Silva Cardoso e Fonseca.
Haverá procissão entre 17h e 20h. Para o deslocamento de público, serão interditadas as vias que fazem parte do trajeto previsto para o evento: Avenida Cônego Vasconcelos (em frente à Paróquia São Sebastião e Santa Cecília), Rua Francisco Real, Rua Jacinto Alcides, Rua Oliviera Ribeiro, Rua Silva Cardoso e Rua Santa Cecília, retornando ao ponto inicial.
Quintino
No domingo (19) e na segunda-feira (20), entre 14h e 22h, a Rua Nogueira, no trecho entre as ruas Vital e João Vieira, e Oliveira Dias, em Quintino, na Zona Norte, serão interditadas para a realização da Festa do Glorioso São Sebastião. Nesse período, o trânsito de veículos procedentes da Rua João Vieira para a Rua Vital será desviado pelas ruas Guaramiranga e Guarani.
Na mesma região, haverá procissão no domingo, entre 17h30 e 18h40. O trajeto terá início na Rua Nogueira, em frente à Paróquia São Sebastião, e segue pelas seguintes vias: Rua Vital, Rua Goiás, Rua Cupertino, Rua Araruna, Rua Columbia, Rua Eufrásio Correa, Rua Vital, Avenida Dom Helder Câmara, Rua João Vieira e Rua Nogueira. Durante a procissão, o tráfego de veículos será interrompido e liberado logo após a passagem dos participantes.
Bento Ribeiro
Até o dia 20 de janeiro, a pista da Praça Manágua, em Bento Ribeiro, na Zona Norte, será interditada até o dia 20 de janeiro (segunda-feira), no trecho entre as ruas Antônio Raposo e Paramirim para a realização da Festa do Padroeiro São Sebastião. Nesse período, o trânsito será desviado pelas ruas Antônio Raposo, Conde de Rezende e Paramirim.
Nos dias 11, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 de janeiro, a via será interditada entre 17h às 23h50. Já nos dias 12 e 19, o fechamento ocorre entre 10h e 23h50.
No dia 20, feriado de São Sebastião, o bloqueio tem início às 4h30 e termina às 23h50. Na mesma data, entre 16h30 e 19h, será realizada uma procissão que começa na Matriz de São Sebastião, na Praça Manágua, segue pelas ruas Caiena, Mirinduba, Iruê, Pacheco da Rocha, Teresa Santos e Antônio Raposo, e retorna para a Igreja.
Parada de Lucas e Cordovil
Entre 17h e 20h de segunda-feira (20), será realizada a Procissão de São Sebastião nos bairros Parada de Lucas e Cordovil, na Zona Norte. O trajeto terá início na Rua Parimá, em frente à Paróquia de São Sebastião, e segue pelas seguintes vias: Rua Cordovil, Rua Iranduba, Rua Aragão Gesteira, Rua Major Conrado, Praça 13, Rua Balduíno de Aguiar, Praça 12, Rua Comandante Coelho, Rua Juvêncio de Menezes, Rua Cordovil, Rua Craveiro de Sá, Rua Balduíno de Aguiar, Rua Cordovil e Rua Parimá.
Durante o período da utilização das vias, o trânsito de veículos será interrompido, sendo liberado logo após a passagem dos participantes.
Cocotá (Ilha do Governador)
Na segunda-feira (20), entre 17h e 19h, terá início em frente à Paróquia de São Sebastião, no Cocotá, na Ilha do Governador, a Procissão da Festa do Padroeiro São Sebastião. Os fieis se concentrarão em frente à Matriz, na Praia de Olaria, e seguirão pelas seguintes vias: Rua Tenente Cleto Campelo, Estrada da Cacuia, Rua Capitão Barbosa, Rua Mareante e Praia de Olaria até a Matriz.
O trânsito de veículos será interrompido durante o período da utilização das vias e liberado logo após a passagem dos participantes.
Ilha de Guaratiba
No dia 18 de janeiro, a pista auxiliar da Estrada da Ilha, em Ilha de Guaratiba, na Zona Oeste, será interditada entre 18h e 23h, no trecho entre o Largo da Ilha e a Estrada da Barra de Guaratiba, para a Festa de São Sebastião.
O trânsito será desviado para a pista principal da Estrada da Ilha. O estacionamento de veículos no trecho será proibido durante a realização do evento religioso.
Por g1 Rio