Os ataques que marcaram os Estados Unidos há 23 anos têm sido contados de diversas formas no cinema
Há 23 anos, em 11 de setembro de 2001, o mundo testemunhou um dos ataques terroristas mais impactantes da história. Quatro aviões sequestrados foram usados para atingir o World Trade Center em Nova York e o Pentágono. O ataque resultou na morte de 2.996 pessoas, incluindo os 19 terroristas, e marcou um período de grande turbulência na história dos EUA. Vários filmes foram produzidos sobre os eventos e suas consequências.
Aqui estão cinco filmes que abordam o tema:
1. “As Torres Gêmeas” (2006) – Estrelado por Nicolas Cage e Michael Peña, retrata dois agentes presos nos escombros do World Trade Center após ajudar civis. O filme foi elogiado por sua representação fiel, mas criticado por explorar a tragédia para lucro. Disponível no Prime Video para aluguel.
2. “Voo United 93” (2006)– Dirigido por Paul Greengrass, mostra a história real dos passageiros do voo UA-93 que tentaram retomar o controle da aeronave sequestrada, que tinha como alvo o Capitólio ou a Casa Branca. Disponível no Telecine.
3. “Lembranças” (2010) – Acompanhando o casal Tyler e Ally, o filme possui uma reviravolta impactante relacionada ao atentado. Disponível no Telecine.
4. “Tão Forte e Tão Perto” (2011)– Com Tom Hanks, o filme segue o jovem Oskar Schell em sua jornada de luto e autodescobrimento após perder o pai no 11 de setembro. Disponível no Prime Video para aluguel.
5. “A Hora Mais Escura” (2012) – Retrata a caçada a Osama Bin Laden e é dirigido por Kathryn Bigelow. O filme é elogiado por sua direção e interpretação. Disponível em plataformas de streaming.
O 11 de setembro começou com o sequestro do voo 11 da American Airlines, que atingiu a Torre Norte do World Trade Center. Poucos minutos depois, o voo 175 da United Airlines colidiu com a Torre Sul. O Pentágono também foi atacado pelo voo 77 da American Airlines, resultando em inúmeras mortes e um impacto duradouro.