“Foi um ano mais tranquilo, vamos dizer assim”, resumiu o técnico Felipe após a vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o Cuiabá, na última rodada do Brasileirão. Ao contrário de temporadas passadas, o clube se manteve grande parte do ano no meio da tabela e fechou 2024 sem sustos.
Com a vitória na Arena Pantanal, o Vasco terminou o campeonato em décimo lugar, com 50 pontos, garantindo uma vaga na Sul-Americana do ano que vem. Essa foi a melhor campanha do clube desde 2017, quando ficou em sétimo.
O início do campeonato foi complicado, mas o time conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento na 16ª rodada, ao vencer o Corinthians por 2 a 0, subindo para a 11ª posição. A partir daí, o Vasco nunca mais saiu do meio da tabela, ficando entre 8º e 12º por 22 rodadas consecutivas, conforme levantamento do Espião Estatístico.
“Pela grandeza do Vasco, não podemos nos contentar só com a vaga na Sul-Americana. Mas é óbvio que houve uma evolução em relação aos últimos anos. Tivemos oscilações, mas isso é natural no campeonato”, afirmou Felipe após a partida.
Ele também comentou sobre o desgaste da temporada: “Vamos descansar mentalmente. Foi um ano com muitos desafios, como a saída da 777 e a incerteza sobre o futuro. Apesar de não ser um ano muito positivo, foi mais tranquilo.”