Com segundo elenco mais jovem da Série A, clube tem buscado atletas com rodagem no futebol para sequência da temporada
A janela de transferências abre somente no dia 3 de julho, mas o Vasco tem se movimentado no mercado para reforçar a equipe o quanto antes. O clube negocia em várias frentes e projeta ter até quatro reforços, além do atacante Serginho, que desembarcou no Rio de Janeiro nesta segunda.
Pelas tratativas já é possível notar um padrão. O departamento de futebol, comandado pelo diretor Paulo Bracks, busca jogadores mais experientes para sequência da temporada. Com segundo elenco mais jovem do Campeonato Brasileiro (25 anos), atrás apenas do Bragantino, há o entendimento de que um pouco mais de rodagem no futebol cairia bem. Não chega a ser uma regra, mas tem sido uma tendência pelos nomes em negociação.
Jogadores em negociação
- Fernando (35 anos)
- Maicon (34 anos)
- Lanzini (30 anos)
- Cuéllar (30 anos)
- Serginho (28 anos)
- Lyanco (26 anos)
Entre os alvos conhecidos, há uma média de aproximadamente 30 anos. O volante Fernando, do Sevilla, de 35 anos, extrapola um pouco, mas o fato de estar jogando em alto nível na Europa o credencia. Maicon, de 34 anos, é tido como uma oportunidade de mercado. O experiente zagueiro negocia rescisão de contrato com Santos e está próximo do Vasco.
Lanzini, Cuéllar (mais distante) e Serginho são atletas experiente, com rodagem no exterior. O mais novo é Lyanco, de 26 anos. O zagueiro, no entanto, tem na bagagem experiências no futebol italiano e na Premier League.
Apesar de mirar atletas mais velhos, o Vasco entende que houve um equilíbrio de idade nas contratações da última janela. Dos 16 reforços, apenas Lucas Piton, Orellano, Andrey, De Luccas e, posteriormente, Rwan Cruz e Matheus Carvalho, são jogadores sub-23.
No entanto, como boa parte dos remanescentes da última temporada foram os jovens, a média de idade do elenco ainda é baixa.
Por Marcelo Baltar