UPPES COMEMORA 79 ANOS COM MISSA SOLENE E HOMENAGEM

A União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) celebrou seus 79 anos com missa solene realizada, no último dia 11 de setembro, na Casa do Professor, em Pendotiba, Niterói, espaço de lazer e hospedagem da UPPES.

A cerimônia, conduzida pelo padre Pedro Oliveira, representando o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende, contou com a presença de diretores e membros dos Conselhos do sindicato. O padre, que também é professor por formação e filho de professora, destacou o papel fundamental dos educadores na sociedade. “O que nos move é o amor, o que nos move é o ideal de Jesus Cristo, pois Ele é o grande professor, aquele que não ensinou apenas com palavras, mas acima de tudo, ensinou com a vida”, afirmou durante a celebração.

Fundada em 8 de setembro de 1945, a UPPE-Sindicato é a representante dos professores fluminenses e tem sido responsável pelas principais conquistas da categoria. A comemoração também marcou o início das atividades que culminarão nas celebrações dos 80 anos da instituição, a serem completados em 2025.

Homenagem e Reabertura da Biblioteca

Como parte da celebração, houve a reabertura da Biblioteca Durvalina Guimarães e a inauguração da Sala de Leitura Professora Irinéa Pereira Gomes, em homenagem à contribuição da educadora para o sindicato. “Dentro de tudo que temos feito, um ponto importante é resgatar a história da UPPES, enquanto todos somos contemporâneos. Por isso, temos a honra de poder nominar, como uma sala de leitura, a nossa querida professora Irinéa, que, de conhecimento de todos, é uma uppeana raiz, que sempre se dedicou a essa casa de coração e que sempre teve uma grande contribuição à UPPES e à cultura também”, destacou o presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling.

A professora Irinéa Pereira Gomes (foto), emocionada, agradeceu pela homenagem e reconheceu o apoio de colegas e amigos ao longo de sua trajetória profissional. “Expresso os meus agradecimentos a Deus, razão e essência do meu existir. Ao ilustre presidente, prof. Dr. Stelling, e assim às insignes diretoras da UPPES, por prestigiar-me com a nobreza desse gesto, pela atenção, confiança, apreço e amizade, que sempre encontrei no ambiente de trabalho”, afirmou. Ela também ressaltou a importância do apoio que recebeu ao longo de sua carreira. “Não é fácil alguém conseguir realizar pequenos ou grandes feitos sem que encontre outrem que lhe demonstre confiança e lhe dê apoio”, completou.

Expansão das Subsedes

Além das homenagens, o presidente da UPPES anunciou que está percorrendo as subsedes do interior do estado como parte das comemorações de 79 anos. “Neste momento, dentro das comemorações dos 79 anos do sindicato, nós temos feito visitas às subsedes durante o mês de setembro e estaremos inaugurando a subsede de Cabo Frio, no próximo dia 30. Semana que vem, estaremos em Itaocara e Campos dos Goytacazes”, informou.

O evento também contou com a presença de figuras da área literária, como a presidente da Associação Niteroiense de Escritores, Leda Mendes Jorge, que participou da solenidade, além da escritora e trovadora Alba Helena Correa.

Comments (0)
Add Comment