Novembro é o mês dedicado à conscientização da saúde do homem. A data relembra os cuidados necessários para a prevenção de doenças na população masculina, além da atenção para a saúde individual, sexual e reprodutiva. Vale ressaltar que o diagnóstico a partir da realização de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos são formas importantes para a redução da mortalidade e do avanço de qualquer enfermidade.
Durante o mês, as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) realizam uma programação voltada ao público masculino. O objetivo da programação das unidades é incentivar a promoção da saúde individual e coletiva. Entre as atividades, palestras, oficinas, exames, vacinação, rodas de conversas, aulas de educação física, planejamento reprodutivo.
De acordo com o subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Renato Cony, a porcentagem de homens atendidos nas clínicas da família é de cerca de 34% do total de pacientes. As mulheres são a maioria. Para o subsecretário, é necessário criar a consciência e o hábito entre os homens de também frequentarem as unidades de saúde para orientações, atividades e cuidados preventivos, e não somente após adoecerem.
– O Novembro Azul é muito importante para a conscientização do cuidado à saúde dos homens. É preciso estar atento a novos sintomas, acompanhar condições crônicas e também ter cuidados preventivos. As unidades de Atenção Primária do Rio estão sempre disponíveis para o aconselhamento, diagnóstico e tratamento das questões de saúde mais prevalentes entre os homens e todos podem contar com nossas equipes – diz Cony.
Para encontrar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência, basta consultar no serviço Onde ser atendido, que pode ser acessado pelo site da Secretaria Municipal de Saúde.