UCRÂNIA FAZ “ATAQUE PESADO” COM MÍSSEIS CONTRA BASE RUSSA NA CRIMEIA, DIZEM FONTES

Base Aérea de Saki abriga parte da Frota Russa do Mar Negro desde 2014

Fontes dos Serviços de Segurança da Ucrânia (SBU) afirmam ter feito um ataque massivo contra o campo de aviação militar de Saki, na Crimeia, na noite da quarta-feira (20).

As fontes disseram à CNN que “a SBU e a Marinha Ucraniana lançaram um ataque massivo no campo de aviação militar de Saki”.

 “Havia pelo menos 12 aeronaves de combate (Su-24 e Su-30) e Pantsir MPADS [sistemas de defesa aérea] no campo de aviação.”

“Havia também uma base de treinamento para operadores de UAVs Mojaher [de fabricação iraniana]. Esses são os drones usados ​​pelos russos para coordenar seus próprios ataques aéreos e como drones de ataque de combate.”

“Os ataques do Serviço de Segurança e da Marinha atingiram o alvo e causaram sérios danos ao equipamento dos ocupantes. Para derrotar o inimigo, drones foram usados ​​para sobrecarregar a defesa aérea russa e, em seguida, foram lançados mísseis Netuno”, disseram as fontes à CNN.

Os mísseis Netuno são de fabricação ucraniana e foram usados ​​para afundar o navio de guerra russo Moskva no ano passado.

Alguns antecedentes

Desde 2014, a Base Aérea de Saki abriga um regimento de aviação naval russo, parte da Frota Russa do Mar Negro, segundo o serviço de notícias estatal RIA-Novosti.

A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, após o presidente russo, Vladimir Putin, enviar forças militares para o que era então uma região autônoma do sul da Ucrânia, com fortes lealdades russas.

Milhares de soldados de língua russa, vestindo uniformes sem identificação, invadiram a península no início de março daquele ano. Duas semanas depois, a Rússia concluiu a anexação da Crimeia num referendo considerado ilegítimo pela Ucrânia e pela maior parte do mundo.

Por  Victoria Butenkov –  CNN

Comments (0)
Add Comment