O Túnel Extravasor, em Petrópolis, uma das principais obras do Governo do Estado na cidade, apresentou resultado positivo, frente aos índices pluviométricos que ultrapassaram os 300mm em 24 horas, no sábado (05/04). Durante o monitoramento técnico, tanto na captação, quanto no ponto de deságue, os mecanismos operaram dentro da normalidade, garantindo a segurança e a fluidez do escoamento das águas. Na manhã deste domingo (06/04), as máquinas do programa Limpa Rio, da Secretaria do Ambiente, atuam na limpeza das comportas, retirando resíduos.
O governador Cláudio Castro classifica o Túnel como equipamento fundamental dentro do sistema de drenagem para mitigar o impacto dos temporais no município.
– Nos empenhamos na obra de recuperação do Túnel, e é muito bom ver como toda essa engenharia funciona na prática, trazendo mais segurança para os moradores da cidade. O Túnel não passava por manutenção desde que foi construído pelo governo federal, na década de 60. Era um passivo muito grande que precisava ser resolvido – reiterou Castro.
As obras incluíram serviços de concretagem no fundo da galeria subterrânea, instalação de comportas na entrada do túnel no rio Palatino, na altura da Rua Souza Franco, jateamento de concreto nas paredes e no teto, além de aplicação de resina anticorrosiva no concreto, além da manutenção completa na galeria superior, ao longo de quase 3 quilômetros de extensão. O investimento do Estado nas duas etapas da obra somam R$ 79 milhões.