TRUMP VOLTA A DEFENDER TRANSFORMAÇÃO DE GAZA EM “ZONA LIVRE” DURANTE VISITA AO GOLFO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou nesta quinta-feira seu desejo de transformar a Faixa de Gaza em uma “zona livre”, durante visita oficial ao Qatar, mas não apresentou detalhes sobre o plano.

“Tenho ideias muito boas para Gaza. Quero transformá-la em uma zona livre, com o envolvimento dos Estados Unidos”, declarou Trump em coletiva de imprensa em Doha. “Ficaria orgulhoso se os Estados Unidos liderassem esse projeto”, acrescentou, sem esclarecer os termos da proposta.

A declaração remete a falas anteriores do presidente americano, que chegou a sugerir transformar o enclave palestiniano na “Riviera do Médio Oriente”.

Enquanto isso, a Faixa de Gaza vive mais uma madrugada de violência. Ao menos 79 pessoas morreram em bombardeios israelenses nas últimas horas, segundo fontes médicas locais. Desse total, 53 vítimas estavam na cidade de Khan Yunis, no sul do território. As autoridades temem que o número de mortos aumente devido ao elevado número de feridos.

Os ataques fazem parte de uma nova escalada militar de Israel contra o enclave palestino, agravando ainda mais a já dramática situação humanitária na região.

Trump está em Doha após visitar a Arábia Saudita, em mais uma etapa de sua viagem pelos países do Golfo. Ainda nesta quinta-feira, o presidente deve se encontrar com tropas norte-americanas na base aérea de Al-Udeid, um importante centro logístico utilizado nas guerras do Iraque, Afeganistão e, mais recentemente, nos ataques contra os Huthis, no Iémen.

Em declarações paralelas, Trump também ameaçou retomar a ofensiva contra o Iémen caso as forças Huthis voltem a atacar. Atualmente, vigora um cessar-fogo que interrompeu semanas de bombardeios norte-americanos contra posições dos Huthis, que mantêm o controle de fato do país.

Por Redação Gazeta Rio

Comments (0)
Add Comment